Nova gestão da Gafisa faz balanço do mês de dezembro
O presidente do conselho de administração da Gafisa (GFSA3), Mu Hak You, enviou uma carta aos acionistas onde descreve a evolução do trabalho ao longo do mês de dezembro. Esse foi o terceiro mês da nova gestão da companhia.
O documento foi arquivado na Comissão de Valores Mobiliários. A seguir confira a íntegra da carta.
“De acordo com o comprometimento de maior transparência com nossos acionistas, reportamos abaixo a evolução do nosso trabalho ao longo do mês de dezembro, o terceiro mês da nova gestão da companhia, tendo como base os quatro pilares que suportam a nossa estratégia de turnaroud e recuperação de valor da Companhia.
Redução de Custos
Durante a revisão de processos, identificamos novas oportunidades de otimização da estrutura da companhia e, como consequência, encerraremos o mês de dezembro com 354 colaboradores versus 375 colaboradores no final de mês de novembro, gerando uma economia adicional de R$8,3 milhões/ano. Nesta mesma linha de adequação estratégica, cancelamos temporariamente as inscrições em determinadas entidades de classes, o que reduz o G&A em R$1,3 milhões/ano com as despesas correlatas.
Em relação à mudança de sede da companhia, diante da readequação dos colaboradores e processos e por questões operacionais e fiscais, a sede da companhia permanecerá em São Paulo em um escritório menor, mais barato e, portanto, mais adequando ao momento atual da companhia, nas proximidades da sede atual. Estamos em fase final de negociação da locação do novo escritório. Com esta medida, teremos uma redução de gastos com locação, condomínio e IPTU de aproximadamente R$4 milhões/ano. Desde o início de nossa gestão, considerando todas as ações implementadas, auferiremos uma economia de cerca de R$53 milhões/ano. Atualmente, estamos na segunda onda do nosso plano de redução de custos, que contempla a revisão de processos e contratos em conjunto com fornecedores. Acreditamos que seja possível ainda reduzir de R$20 milhões a R$50 milhões por ano nesta fase.
Venda de Estoques
Revisamos a estratégia de vendas, concentrando nossos esforços em onze empreendimentos mais relevantes, com o objetivo de aumentar a velocidade de vendas destas unidades, preservando a margem. Para tanto, reavaliamos a comunicação dos produtos, priorizando o investimento em ferramentas digitais. Foram mapeados novos leads, observando a especificidade de cada empreendimento, bem como engajamos a equipe de vendas visando a excelência no atendimento ao cliente. Estamos otimistas com a retomada do mercado a partir de 2019 e, com estas medidas, buscamos estar bem posicionados para capturar todas oportunidades que surgirão com a recuperação da economia. Importante lembrar que a Gafisa possui ótimos ativos, bem localizados e que atendem de forma muito satisfatória às necessidades de nossos clientes. De fato, hoje, 78% do VGV total em estoque é composto de unidades residenciais localizadas na cidade de São Paulo, onde continuaremos focando nossos futuros lançamentos.
Inovação
A Gafisa Serviços foi constituída e já está em andamento o processo de contratação de executivo que será responsável por esta unidade de negócio, incluindo locação e prestação de serviços de customização de unidades da Companhia e de serviços pós-garantia As unidades destinadas à locação foram mapeadas e já estão sendo ofertadas. O retorno (cap rate) estimado com a locação dessas unidades é de de 8% ao ano. Os serviços de customização de unidades (house up) e pós garantia já estão contemplados em todos os estudos de viabilidade dos novos projetos a serem lançados pela Companhia em 2019.
Funding
Nestes três meses de gestão, analisamos a companhia e constatamos que a Gafisa é uma empresa viável, com R$ 3,4 bilhões de ativos versus uma dívida corporativa de R$960 milhões. Assim, estamos focando na mitigação de descasamentos de fluxo. Ao longo do mês de dezembro, ampliamos nosso relacionamento com as instituições financeiras e avaliamos alternativas de funding como securitização de carteira de recebíveis, venda de estoques e de ativos não core.
Concluímos também a estruturação de um fundo de investimento imobiliário, com início de captação prevista para o primeiro semestre de 2019. Com o objetivo de apresentar a nova gestão e o plano de turnaround da Companhia, bem como estreitar o relacionamento com o mercado, dando maior visibilidade para Gafisa, visitamos também analistas e investidores locais, e no início do mês, fizemos um roadshow nos Estados Unidos, visitando investidores em Nova York, Chicago, Washington, Los Angeles e São Francisco.
Além dos 4 pilares da nossa estratégia, estamos cientes de que o desenvolvimento de pessoas é um aspecto chave para o crescimento e sustentabilidade da Companhia. Retomamos nosso programa de trainee com duração de 24 meses, que está com inscrições abertas até o início de janeiro. A partir do primeiro trimestre de 2019, iniciaremos um programa de desenvolvimento e capacitação de coordenadores e gerentes. Acreditamos que com isso, formaremos uma equipe diferenciada que agrega valor para a Companhia e seus Acionistas. Destacamos, por fim, o relevante desempenho da ação da Gafisa (GFSA3), que registrou valorização de 48,35% de 01.10.2018 (ingresso da nova administração) até 26.12.2018, quando a ação foi cotada em R$16,60 (preço de fechamento)”.