ESPECIAIS

Guardia: PIB indica recuperação consistente da economia

Brasília – O ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, fala à imprensa após reunião do presidente Michel Temer com a nova equipe ministerial, no Palácio do Planalto (Antonio Cruz/Agência Brasil)

 

O ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, avalia que o crescimento da economia no terceiro trimestre está “em linha” com o estimado pelo governo para o ano e indica recuperação gradual e consistente da atividade econômica. A afirmação foi feita em Buenos Aires, onde Guardia acompanhou o presidente da República, Michel Temer, nas reuniões do G20 (que reuniu as maiores economias mundiais).

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou hoje que o Produto Interno Bruto (PIB) – soma de todos os bens e serviços produzidos no país – cresceu 0,8% na passagem do segundo para o terceiro trimestre de 2018, na série com ajuste sazonal. Em relação ao terceiro trimestre de 2017, o crescimento foi de 1,3%.

O ministro lembrou que a estimativa do governo para o crescimento do PIB, este ano, é 1,4%, e o crescimento de 0,8% no terceiro trimestre está “em linha” com o esperado. Para ele, o resultado do PIB “demonstra uma recuperação gradual e constante da economia brasileira”.

Segundo Guardia, entretanto, é preciso ter cautela com o resultado porque o segundo trimestre foi afetado pela greve dos caminhoneiros. Mesmo assim, ele destacou a recuperação tanto da oferta quanto da demanda e citou a reação da indústria, do consumo das famílias e a recuperação dos investimentos. “Tudo indica uma recuperação consistente e gradual da economia brasileira”, disse.

O ministro acrescentou que a economia só não cresceu mais no terceiro trimestre devido ao efeito da paralisação da Refinaria de Paulínia, que responde por 16% do refino no país, e da volatilidade no mercado financeiro com o período eleitoral.

Para Eduardo Guardia, o país pode acelerar o crescimento com a continuidade das reformas da economia. Ele citou que os investimentos não cresceram mais porque a construção civil “não reagiu como o restante da economia”. Por isso, na avaliação de Guardia, é importante continuar com ajustes, a exemplo do projeto de lei que fixa direitos e deveres das partes nos casos de rescisão de contratos de aquisição de imóveis em regime de incorporação imobiliária ou loteamento. A medida está em tramitação no Congresso Nacional.

Informações da Agência Brasil

 

 

Published by
Redação

Recent Posts

Rápidas: Casas Bahia, Vale, Petrobras, Bradespar, Telefônica Brasil, Trisul

Publicado às 10h58 Atualizado às 11h08   Ibovespa Às 11h07 o Ibovespa tinha valorização de…

29 de abril de 2024

Petrobras e Abiquim assinam protocolo de intenções para avaliar oportunidades na área de Gás e Energia

  Publicado às 10h30   A Petrobras (PETR3, PETR4) assinou um protocolo de intenções com…

29 de abril de 2024

Vale (VALE3) esclarece sobre proposta de acordo

  Publicado às 9h20   Em um fato relevante enviado ao mercado nesta segunda-feira, 29,…

29 de abril de 2024

Ibovespa futuro, dólar e notícias de empresas da Bolsa

  Publicado às 9h19 Atualizado as 9h47   Ibovespa futuro O Ibovespa futuro operava entre…

29 de abril de 2024

GQG Partners altera participação acionária no Itaú (ITUB4)

  Publicado às 8h44   A gestora americana GQG Partners LLC alterou a participação que…

29 de abril de 2024

Mercados nesta segunda, minério, petróleo, notícias de empresas da Bolsa e outros destaques

  Publicado às 7h51   Bolsas, petróleo e bitcoin (7h50) Alemanha (DAX): -0,01%  Londres (FTSE…

29 de abril de 2024