A GOL (GOLL4) anunciou nesta quarta, 26, após o pregão, a aceleração adicional da renovação e modernização de frota e a realização de contratos de venda e arrendamento (sale and leaseback), com a Castlelake e Apollo Aviation, de 13 aeronaves Boeing 737 NGs que serão trocados por aeronaves Boeing 737 MAX-8 nos próximos anos.
“Devido a condições favoráveis do mercado para transações de seus Boeing 737 NGs, a GOL acelerou seu plano de renovação e modernização da frota por meio de operações de sale and leaseback de 13 Boeing 737-800 NGs que serão removidos da frota de forma programada durante 2019-2021”, afirmou a companhia aérea.
“A GOL manterá sua disciplina de capacidade e esta transação reforça a flexibilidade do plano de frota da companhia”, disse Celso Ferrer, diretor vice-presidente de planejamento.
Segundo a empresa, a aceleração desta renovação não irá alterar a capacidade planejada da companhia, uma vez que essas aeronaves serão retornadas simultaneamente com a chegada das aeronaves 737 MAX-8 de seu pedido com a Boeing e recentes arrendamentos operacionais diretos de 11 aeronaves 737 MAX-8.
A devolução acelerada de NGs permitirá a GOL terminar 2019 e 2020 com 24 e 34 aeronaves MAX 8 na sua frota, respectivamente.
“O 737 MAX será a espinha dorsal da frota da GOL, aumentando o número de assentos médios por aeronave e mantendo o custo por assento em níveis muito baixos. Até 2023, mais de 40% da frota será composta por 737 MAX e nos próximos cinco anos a transição para este novo equipamento deverá aumentar a produtividade em 24% e reduzir o consumo de combustível”, divulgou a companhi.
Em comparação com a aeronave 737-800 NG da GOL, o 737 MAX-8 diminuiu o consumo de combustível nas rotas da GOL em aproximadamente 15%.
“Além de menor consumo de combustível, o aumento do alcance do 737 MAX-8 permite à GOL diversificar ainda mais sua malha aérea e operar voos internacionais para os Estados Unidos e Mexico”, destacou Celso.
“As monetizações das nossas aeronaves 737-800 NGs permitem a GOL acelerar a redução da alavancagem em seu balanço”, afirmou Richard Lark, diretor vice-presidente financeiro.
A venda destas 13 aeronaves reduzirá a dívida liquida da companhia em aproximadamente R$1,1 bilhão, composto de uma redução de R$ 510 milhões em dívida de arrendamento financeiro e um aumento de R$ 580 milhões em liquidez caixa. Os ratings de crédito de “single B” da GOL foram reafirmados recentemente pelas agências de classificação de risco S&P, Moody’s e Fitch.
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