A Eletrobras (ELET3, ELET6) informou após o pregão em fato relevante nesta quarta, 26, que a U.S. Securities and Exchange Commission (versão americana da Comissão de Valores Mobiliários) aceitou o acordo proposto pela Eletrobras, com previsão de pagamento de 2,5 milhões de dólares para encerrar as investigações abertas por irregularidades apuradas durante a Operação Lava Jato.
A estatal afirmou no fato relevante que o acordo não representa reconhecimento de ato ilegal pela Eletrobras.
“Para a celebração do acordo, a SEC considerou as medidas remediadoras das fraquezas materiais nos controles internos adotadas pela companhia, a evolução do programa de compliance e demais procedimentos anticorrupção, bem como sua postura cooperativa adotada no curso da investigação”, destacou a companhia.
Segundo a Eletrobras, com esta resolução não há mais pendências a serem resolvidas com os agentes reguladores norte-americanos, encerrando-se as investigações perante essas autoridades.
No dia 13 de dezembro a Eletrobras havia informado que o Tribunal Distrital dos Estados Unidos para o Distrito Sul de Nova York aprovou em definitivo o acordo na ação coletiva movida em face da companhia e executivos por investidores titulares de American Depository Shares – ADS.
Em 29 de junho de 2018, as partes apresentaram o acordo para apreciação da Corte, que contemplava o pagamento de US$ 14,75 milhões em contrapartida à exoneração completa de quaisquer acusações e responsabilidades em face da Eletrobras e executivos envolvidos na ação coletiva.
O acordo foi preliminarmente aprovado pela Corte, em 17 de agosto deste ano.
Em audiência o Tribunal aprovou em definitivo o acordo e o processo foi extinto com julgamento do mérito, tendo sido atribuído honorários e reembolso de despesas aos advogados dos demandantes, que serão deduzidos dos US$ 14,75 milhões depositados na conta judicial do acordo.
A ação foi movida por investidores que se sentiram prejudicados com a corrupção na estatal.
Publicado às 21h41 Eventos no radar do mercado nesta semana B3 não funciona…
Publicado às 17h34 Confira as companhias que pagam provento (dividendo ou JCP) e…
Publicado às 10h16 Notícias corporativas CFO da Gafisa (GFSA3) renuncia ao cargo Felipe…
Publicado às 23h20 Assista ao estudo do Ibovespa, Vale3, Petr4, B3sa3, Klbn11, Brav3…
Publicado às 19h09 Felipe Dantas Rocha Coelho renunciou aos cargos de diretor executivo financeiro…