Conselho de administração da Petrobras elege Roberto Castello Branco
A Petrobras informou nesta sexta, após o pregão, que seu conselho de administração aprovou a dispensa, em 31/12/2018, de Ivan de Souza Monteiro do cargo de presidente da companhia.
Diante dessa dispensa, Ivan de Souza Monteiro apresentou sua renúncia à posição de conselheiro de administração da Petrobras, também com efeito em 31/12/2018.
A companhia informou que o conselho nomeou Roberto Castello Branco para o cargo de conselheiro de administração a partir de 01/01/2019, até a próxima Assembleia Geral de Acionistas e também o elegeu presidente da companhia, a partir de 01/01/2019.
Adicionalmente, o conselho dispensou, com efeito em 31/12/2018, Nelson Luiz Costa Silva do cargo de Diretor Executivo de Estratégia, Organização e Sistema de Gestão e Jorge Celestino Ramos do cargo de Diretor Executivo de Refino e Gás Natural. Solange da Silva Guedes, Diretora Executiva de Exploração e Produção, e Eberaldo de Almeida Neto, Diretor Executivo de Assuntos Corporativos, ocuparão interinamente essas posições, respectivamente, sem prejuízo de suas funções atuais, pelo prazo de 90 dias ou até que o Conselho delibere sobre novos diretores executivos.
A indicação de Roberto Castello Branco foi objeto de análise prévia pelo comitê de indicação, remuneração e sucessão do conselho de administração da Petrobras.
Roberto Castello Branco é graduado em economia, com doutorado na Fundação Getulio Vargas (FGV EPGE) e pós-doutorado na University of Chicago. Participou de programas de treinamento executivo da Sloan School of Management (MIT) e International Institute for Management Development (IMD).
É professor afiliado da EPGE (FGV), atuando também como diretor do Centro de Estudos em Crescimento e Desenvolvimento Econômico dessa instituição. Foi diretor na Vale S.A., Banco Central do Brasil, Banco Boavista, Banco Boavista Investimentos e Banco InterAtlântico. Foi membro do Conselho de Administração da Petrobras entre maio de 2015 e abril de 2016, GRU Airport e Invepar, assim como membro do Conselho Diretor da ABRASCA, Diretor da Câmara Americana de Comércio (RJ) e membro do Conselho de Administração do IBEF e do Conselho Curador da FGV.
Foi presidente do Instituto Brasileiro de Relações com Investidores, presidente executivo do IBMEC e vice-presidente da Câmara de Comércio Brasil-Canadá. Publicou artigos em revistas acadêmicas e jornais de grande circulação e foi palestrante em conferências realizadas no Brasil e no exterior (EUA, Reino Unido, Canadá, Hong Kong, Shangai, Cingapura e Sidney). Autor do livro “Crescimento acelerado e o mercado de trabalho: a experiência Brasileira”.