Atualizado às 13h01min
Após abrir perto da estabilidade, o Ibovespa virou para queda no horário acima tinha baixa de -0,40% em 87.099 pontos.
O dólar comercial tinha alta de +0,15% cotado em R$ 3,91 às 13h.
A Embraer (EMBR3, NYSE: ERJ) e a Boeing (NYSE: BA) aprovaram os termos da parceria estratégica que irá possibilitar ambas as empresas a acelerar o crescimento em mercados aeroespaciais globais.
O anúncio foi feito nesta segunda, 17. Os papéis da Embraer subiam +3% às 11h51min.
Os termos aprovados definem que a joint venture contemplando a aviação comercial da Embraer e serviços associados terá participação de 80% da Boeing e 20% da Embraer.
As empresas também chegaram a um acordo sobre os termos de uma segunda joint venture para promover e desenvolver novos mercados para o avião multimissão KC-390.
De acordo com a parceria proposta, a Embraer deterá 51% de participação na joint venture e a Boeing, os 49% restantes. A transação está sujeita à aprovação do governo brasileiro, ratificação pelo Conselho de Administração da Embraer e autorização deste para assinatura dos documentos definitivos da transação.
A Comissão de Listagem da Câmara Consultiva de Emissores e Estruturadores de Ofertas da B3 decidiu pela inadmissibilidade da migração da Gol (GOLL4) para o Novo Mercado da B3, conforme a proposta de reorganização divulgada em outubro.
À época, a companhia aérea anunciou que pretendia incorporar a empresa de programa de fidelidade Smiles e em uma segunda etapa migrar para o Novo Mercado da B3.
As ações da Gol, que chegaram a liderar as perdas no Ibovespa, viraram para alta. Os papéis da Smiles (SMLS3) estavam entre as maiores altas.
Em fato relevante, nesta segunda, 17, Gol afirmou que “está avaliando, à luz do novo cenário do setor aéreo brasileiro que, na opinião da administração da companhia, potencializa a criação de valor aos acionistas da companhia, ao autorizar o controle não brasileiro da Gol, e de outras estruturas presentes na bolsa de valores brasileira, as suas opções adicionais disponíveis para implementação da potencial incorporação da Smiles Fidelidade (B3: SMLS3) e confirma sua intenção de, assim que concluída a análise acima mencionada, dar seguimento aos procedimentos visando à incorporação”.
Vale lembrar que na semana passada o presidente Michel Temer assinou a medida provisória que autorizou as empresas de aviação nacionais a terem participação ilimitada de capital estrangeiro.
Com isso, deixou de existir o limite de 20% de capital estrangeiro nas aéreas nacionais. A partir de agora, uma empresa brasileira do setor poderá ter 100% de capital estrangeiro.
As ações da Vale (VALE3) tinham alta com os contratos futuros do minério de ferro na China fechando com valorização.
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) dessazonalizado (ajustado para o período) apresentou alta de 0,02% em outubro, comparado a setembro, segundo dados divulgados hoje (17), em Brasília.
Na comparação com outubro de 2017, houve crescimento de 2,99% nos dados sem ajustes, já que a comparação é entre períodos iguais.
Em 12 meses encerrados em outubro, o indicador teve expansão de 1,54%. No ano, até outubro, houve crescimento de 1,40%.
O IBC-Br é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica brasileira e ajuda o BC a tomar suas decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic. O índice incorpora informações sobre o nível de atividade dos três setores da economia: indústria, comércio e serviços e agropecuária, além do volume de impostos.
O Banco de Compensações Internacionais (BIS, na sigla em inglês), grupo que reúne os bancos centrais, ressaltou em relatório que os recentes abalos nos mercados financeiros globais são provavelmente os primeiros de muitos. As “tensões do mercado que vimos durante este trimestre não foram um evento isolado”, disse o chefe do departamento econômico e monetário do BIS, Claudio Borio. Entre os motivos, estariam a desaceleração da economia global, a guerra tarifária, e menor estímulos por parte dos bancos centrais.
– O principal destaque na agenda da semana é a decisão sobre os juros americanos. O Fomc (comitê que decide sobre os juros) do Federal Reserve divulga se haverá aumento da taxa às 17h de quarta, 19.
O consenso dos economistas é de que o Fed aumentará sua taxa básica de juros para um intervalo entre 2,25% e 2,5%.
Além do possível aumento este mês, a expectativa é de três altas no ano que vem e um aumento em 2020.
O Banco Central americano está sob pressão do presidente dos EUA, Donald Trump. O republicano disse que espera que o Federal Reserve “não suba mais as taxas de juros”. Foi a mais recente crítica de Trump à política do BC.
-No Brasil o mercado também fica atento à ata do Copom, que será divulgada na terça, em busca de sinalizações sobre o rumo da taxa Selic.
Na semana passada, pela sexta vez seguida, o Banco Central não alterou os juros básicos da economia. Por unanimidade, o Comitê de Política Monetária (Copom) manteve a taxa Selic em 6,5% ao ano.
-A votação do orçamento americano está no radar do mercado, desde que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a fazer ameaças de paralisar o governo caso o financiamento para a construção de um muro na fronteira com o México não seja contemplado no projeto orçamentário do atual ano fiscal.
Clique aqui para acessar a agenda completa.
–B3 espera reduzir nível de endividamento para 1 vez Dívida Bruta / EBITDA recorrente
–Gol avalia alternativas após ser barrada no NM. Companhia cita MP que libera capital estrangeiro
–BMG pode desistir do IPO, diz jornal
–Notícia da CSN, AES Tietê, Petrobras, Meal e da Eternit
–Cemig faz reestruturação societária de subsidiárias de geração e comercialização
Publicado às 21h41 Eventos no radar do mercado nesta semana B3 não funciona…
Publicado às 17h34 Confira as companhias que pagam provento (dividendo ou JCP) e…
Publicado às 10h16 Notícias corporativas CFO da Gafisa (GFSA3) renuncia ao cargo Felipe…
Publicado às 23h20 Assista ao estudo do Ibovespa, Vale3, Petr4, B3sa3, Klbn11, Brav3…
Publicado às 19h09 Felipe Dantas Rocha Coelho renunciou aos cargos de diretor executivo financeiro…