Powell: juros nos EUA estão um pouco abaixo do neutro. Ibovespa dispara

28 de novembro de 2018 Por Redação

Ibovespa vira para alta novamente

O Ibovespa, que operava em queda, virou para alta novamente após às 15h com o discurso de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve. Ele disse que os juros nos EUA estão em um patamar um pouco abaixo no neutro. Isso foi entendido pelo mercado como uma declaração de que o ritmo de alta dos juros pode ser mais lento do que o esperado.

“As taxas de juros ainda são baixas para os padrões históricos, e permanecem abaixo da ampla gama de estimativas do nível que seria neutro para a economia – ou seja, nem acelerando nem desacelerando o crescimento”, disse Powell ao Economic Club of Nova york.

Às 15h34min o Ibovespa saltava +1,23% aos 88.973 pontos.

Gráfico do Ibovespa

O Ibovespa subia com força após a fala de Powell e rompia uma região de resistência ao preço em 88 mil e 500 pontos.

De acordo com analistas gráficos consultados pela reportagem do Finance News, o Ibovespa encontra um suporte imediato em 87.100 pontos, por onde passa a média de preço de 9 períodos. O outro suporte é em 86.850, por onde passa a média de preço de 21 períodos.

Dólar cai

O dólar comercial caía -0,77% cotado em R$ 3,85 às 15h34min.

Wall Street sobe com força

Os principais índices acionários de Wall Street (Dow Jones, Nasdaq e S&P 500) passaram a ter forte alta com o discurso do chefe do BC americano.

PIB dos EUA

O PIB (Produto Interno Bruto) dos Estados Unidos cresceu à taxa anualizada de 3,50% no terceiro trimestre em relação ao 2T18. Os dados foram publicados às 11h30min pelo departamento de comércio e vieram de acordo com o esperado.