Ibovespa em queda. Dólar em alta

21 de novembro de 2018 Por Redação

Atualizado às 11h54min

O Ibovespa desvalorizava no horário acima -1,24% aos 86.806 pontos. A queda de -3% das ações preferenciais da Petrobras (PETR4) e de -2% da Vale (VALE3), pressionam negativamente o Ibovespa.

Petróleo

O petróleo tipo Brent tem alta nesta quarta. Na véspera o preço do barril derreteu 6%. O preço do petróleo caiu em meio a preocupações com o excesso de oferta. Também há temores sobre a redução do ritmo de crescimento econômico global.

A tendência de baixa do petróleo é um dos motivos da queda das ações da Petrobras (PETR3, PETR4) hoje.

O outro é político, com a cessão onerosa sem data para ser votada no Senado. A expectativa é que o projeto fosse apreciado nesta quarta. A aprovação do projeto permitirá um leilão que levará o ingresso de até R$ 30 bilhões nos cofres da estatal.

Vale em baixa

Mesmo com o contratos futuro do minério de ferro na bolsa de Dalian, na China, se valorizando +1,25% (526,50 iuanes/tonelada) a Vale (VALE3) tem queda. Ontem os ADRs da mineradora desvalorizaram com força em Nova York.

Dólar se valoriza

Às 11h50min o dólar tinha alta de +0,56% cotado em R$ 3,78.

Wall Street no radar

Investidores e traders monitoram os principais índices acionários dos EUA nesta quarta.

O Dow Jones, o S&P 500 e Nasdaq têm alta.

Ontem houve uma queda acentuada devido a forte baixa dos papéis do setor de tecnologia, energia e varejo. As ações da Apple recuaram -4,78%.

Analistas avaliam que a queda das ações da Apple mostra que o mercado de alta da FAANG (Facebook, Apple, Amazon, Netflix e Google) terminou. Pela primeira vez, os papéis das cinco companhias estão em mercados de baixa.