Ibovespa futuro vira para o negativo nesta segunda
Atualizado às 9h28min
O Ibovespa futuro (INDV18 – contrato com vencimento para 17 de outubro) abriu em leve alta mas cedeu e virou para o negativo. No horário acima caía -0,30% aos pontos 79.130 pontos.
Embora considerado um indicador de como poderá se comportar o mercado, esse índice nem sempre antecipa as informações que vão condicionar o pregão a partir das 10h.
Os investidores repercutem pesquisas eleitorais, o acordo entre Estados Unidos e Canadá e também as movimentações políticas na reta da campanha presidencial.
Petróleo
Petróleo Brent: +0,19% (US$ 82,91)
Minério de ferro na China
Com os mercados fechados na China por causa de um feriado não houve operação em Dalian. Por isso os contratos do minério de ferro ficaram com o mesmo preço de fechamento da última sexta: 495,50 iuanes por tonelada.
Pesquisas no radar
A atenção dos investidores e traders está concentrada na reta final do primeiro turno da eleição presidencial.
O mercado digere nesta segunda a pesquisa CNT/MDA divulgada domingo que mostrou Bolsonaro com 28,2%; Haddad 25,2%; Ciro 9,4%, Alckmin 7,3% e Marina 2,6%.
Será divulgada uma pesquisa Ibope nesta segunda, 1°.
Nessas sondagens o mercado avalia o impacto das declarações do vice de Jair Bolsonaro, general Mourão, criticando o 13° salário. Também será importante verificar o impacto da reportagem da revista Veja dizendo que o Bolsonaro omitiu patrimônio.
BTG Pactual /FSB: Bolsonado segue na liderança. Alckmin passa para o 3° lugar
O levantamento do BTG Pactual /FSB Pesquisa, divulgado nesta segunda, mostrou Jair Bolsonaro com 31% das intenções de voto. Em 2º lugar está Fernando Haddad com 24%. Ambos oscilaram dentro da margem de erro em relação à última pesquisa.
Geraldo Alckmin passou para o terceiro lugar e tem 11%. Ciro Gomes 9.
O levantamento foi feito em 29 e 30 de setembro.
Datafolha divulga pesquisa na quarta
Já o Datafolha vai entrevistar 3.240 pessoas na próxima terça-feira, 2. O resultado deve ser divulgado no mesmo dia.
Na quarta o Ibope divulga outra pesquisa.
Edir Macedo apoia Bolsonaro
O PRB, partido ligado à Universal, que fechou uma aliança com o candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, se para entrar na campanha de Jair Bolsonaro (PSL) no 2º turno. A informação é do jornalista Lauro Jardim, do jornal O Globo.
Em sua página no Facebook, Edir Macedo respondeu a um fiel que queria saber do posicionamento do líder da Universal sobre a eleição pra presidente. O bispo respondeu: “Bolsonaro”.
China anuncia redução de tarifas de importação de produtos têxteis e metais, incluindo siderúrgicos
O Ministério de Finanças da China informou que vai reduzir de 11,5% para 8,4% as tarifas de importação de produtos têxteis e metais, incluindo produtos siderúrgicos.
Segundo o governo, a medida entrará em vigor a partir de 1º de novembro.
O gigante asiático prometeu tomar medidas para aumentar as importações em meio ao aumento da tensão comercial com os Estados Unidos.
Trump vence: Nafta será Acordo Estados Unidos-México-Canada
Os Estados Unidos e o Canadá fecharam um acordo no domingo para salvar o Nafta (Acordo de Livre Comércio da América do Norte).
Agora o pacto passa a se chamar Acordo Estados Unidos-México-Canada (USMCA, na sigla em inglês) e representa uma vitória do presidente americano Donald Trump.
O plano evita tarifas entre os países, mas dificulta que montadoras globais construam carros a preço reduzido no México e tem o objetivo de criar mais empregos nos Estados Unidos.
Futuros americanos sobe com acordo
Em Wall Street, o Dow Jones futuro tinha alta de +0,64% e o S&P futuro +0,51% às 9h20min.
Confira o estudo gráfico
Veja o estudo gráfico do Ibovespa, B3sa3, Brml3, Btow3, Goll4, Lren3, Usim5, Petr4, Vale3, Csna3, Ggbr4, Goau4, Bbas3, Bbdc4, Itub4, Itsa4, Sanb11. Assista ao vídeo clicando aqui.
Leia também:
Dividendos da Direcional, da Elekeiroz, JCP da Movida e outras notícias
Conselho da Eneva aprova reestruturação
Mercado eleva projeção de inflação para 2018
Santander vai distribuir R$ 600 milhões em JCP