O Ibope suspendeu a divulgação da pesquisa presidencial contratada pelo jornal Estado de S. Paulo e pela TV Globo.
A previsão é que os dados fossem revelados na noite desta terça, 4.
O motivo é que o instituto questiona o Tribunal Superior Eleitoral se pode divulgar a pesquisa com o nome de Lula, declarado inelegível.
Já o Instituto Datafolha cancelou registro de pesquisa eleitoral para a presidência da República, que ocorreria entre os dias 4 a 6 de setembro, em função da impugnação da candidatura de Lula.
A informação consta no site do jornal Folha de S. Paulo, na noite desta terça.
O registro da pesquisa foi feito na última sexta-feira, antes do término da votação do TSE. Como na relação de candidatos constava o nome de Lula, o Datafolha decidiu não aplicá-lo e registrar nova pesquisa, que será realizada e divulgada na próxima segunda-feira, sem o nome do ex-presidente.
O Ibope registrou no TSE, dia 29 de agosto, cinco dias antes da data de divulgação, como prevê a lei, pesquisa eleitoral sobre a intenção de votos nos candidatos à Presidência da República, sendo os contratantes a TV Globo e o jornal “O Estado de S. Paulo”.
Naquela ocasião, o PT havia solicitado o registro de Luiz Inácio Lula da Silva como seu candidato e aguardava definição a respeito do Tribunal Superior Eleitoral.
Por esta razão, como fez em pesquisa anterior, o Ibope registrou no TSE pesquisa com dois cenários.
O primeiro, com o nome de todos os candidatos com registros solicitados ao tribunal, incluindo Lula.
O segundo, com o nome de Fernando Haddad, candidato a vice-presidente na chapa do PT, apontado como eventual substituto de Lula em caso do então provável indeferimento de sua candidatura.
Ocorre que na madrugada de sábado, dia 1º de setembro, o plenário do TSE, sem aviso prévio de que julgaria o feito, indeferiu o registro da candidatura de Lula e proibiu que o ex-presidente participasse, como candidato, de atos de campanha ou da propaganda eleitoral no rádio e na televisão. A corte definiu também que o nome de Lula fosse retirado da urna eletrônica – e concedeu dez dias para que o PT indicasse novo candidato.
Diante disso, na manhã de sábado, antes da realização da pesquisa, e para estar de acordo com o julgamento e as determinações do TSE, o Ibope não pesquisou o cenário com Lula, diferentemente do que constava do registro da pesquisa, aplicando apenas o cenário alternativo, tendo Haddad como candidato.
A intenção do instituto é obter o aval do TSE para divulgação do resultado dessa pesquisa, com a mencionada adequação. Foi o que o Ibope fez hoje.
Até o momento, porém, o TSE não se manifestou sobre a questão, razão pela qual, em respeito à lei, o Ibope não liberou a pesquisa para divulgação.
Tão logo o TSE se pronuncie a respeito, o Ibope informará o público e, consoante com a decisão da corte, liberará ou não os resultados.
Publicado às 21h41 Eventos no radar do mercado nesta semana B3 não funciona…
Publicado às 17h34 Confira as companhias que pagam provento (dividendo ou JCP) e…
Publicado às 10h16 Notícias corporativas CFO da Gafisa (GFSA3) renuncia ao cargo Felipe…
Publicado às 23h20 Assista ao estudo do Ibovespa, Vale3, Petr4, B3sa3, Klbn11, Brav3…
Publicado às 19h09 Felipe Dantas Rocha Coelho renunciou aos cargos de diretor executivo financeiro…