MANCHETE 2

Receita alerta para “golpe do amor” com falso envio de presentes

 

Golpistas estão se aproveitando da fragilidade emocional de vítimas para extraírem dinheiro usando o nome do Fisco. A Alfândega da Receita Federal no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) está recebendo diariamente cerca de dez ligações telefônicas de contribuintes querendo confirmar a veracidade de instruções para depositarem dinheiro em contas de pessoas físicas para liberarem encomendas ou valores supostamente retidos. A modalidade de extorsão é conhecida como “golpe do amor”.

Segundo a Receita, os estelionatários criam perfis falsos nas redes sociais, geralmente se passando por estrangeiros em boas condições financeiras, para envolverem-se emocionalmente com as vítimas. Depois de declararem-se apaixonados, manifestam intenção de casamento e dizem enviar presentes como roupas, acessórios, joias e até documentos para um suposto noivado.

Para darem veracidade ao envio, os golpistas chegam a criar sites falsos de empresas de remessas, inclusive com falso rastreamento de encomenda. Eles alegam, então, que os bens foram apreendidos pela alfândega e fornecem o número de uma conta corrente de pessoa física, que pertenceria a algum “agente” da Receita, para a liberação. Se a vítima faz o depósito, a quadrilha alega outro empecilho e pede mais dinheiro.

Orientações

A Receita esclarece que não exige qualquer pagamento em espécie nem depósito em conta-corrente. Segundo o Fisco, todos os tributos aduaneiros são recolhidos somente por meio de Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf). O órgão orienta ainda os contribuintes a consultar se a empresa de remessa está habilitada no Brasil, na página da Receita na internet.

Em caso de dúvidas, o contribuinte pode contatar as unidades de atendimento da Receita Federal. A relação também está disponível na internet. Caso a pessoa suspeite estar sendo vítima de fraude, deve registrar ocorrência numa delegacia policial especializada.

Informações da Agência Brasil

 

 

Published by
Redação

Recent Posts

Vale (VALE3) esclarece sobre proposta de acordo

  Publicado às 9h20   Em um fato relevante enviado ao mercado nesta segunda-feira, 29,…

29 de abril de 2024

Ibovespa futuro, dólar e notícias de empresas da Bolsa

  Publicado às 9h19 Atualizado as 9h47   Ibovespa futuro O Ibovespa futuro operava entre…

29 de abril de 2024

GQG Partners altera participação acionária no Itaú (ITUB4)

  Publicado às 8h44   A gestora americana GQG Partners LLC alterou a participação que…

29 de abril de 2024

Mercados nesta segunda, minério, petróleo, notícias de empresas da Bolsa e outros destaques

  Publicado às 7h51   Bolsas, petróleo e bitcoin (7h50) Alemanha (DAX): -0,01%  Londres (FTSE…

29 de abril de 2024

Casas Bahia (BHIA3) anuncia pedido de recuperação extrajudicial

  Publicado às 22h24   Em um fato relevante enviado ao mercado na noite deste…

28 de abril de 2024

Eventos que podem impactar a Bolsa nesta semana

  Publicado às 21h23 Atualizado às 22h22 com informações do pedido de recuperação extrajudicial da…

28 de abril de 2024