Ibovespa fecha em leve alta nesta quarta-feira
Atualizado às 17h26min
O Ibovespa fechou em leve alta de +0,10% aos 79 mil 301 pontos. A Vale foi o destaque negativo e as construtoras, o positivo após o governo anunciar medidas para aquecer o setor.
Nos Estados Unidos, o Dow Jones e o S&P 500 viraram para queda. A desvalorização do Dow Jones só não foi maior por causa da forte alta das ações da Apple.
O dia foi de certa cautela nos mercados globais com a volta das tensões entre os Estados Unidos e a China.
Alguns assessores da Casa Branca pressionaram para que as tarifas contra o gigante asiático aumentassem acentuadamente. A China prometeu retaliar se os EUA intensificarem a aplicação de tarifas.
Maiores altas do Ibovespa
Maiores quedas do Ibovespa
Gráfico do Ibovespa
Sob o ponto de vista gráfico, o Ibovespa chegou bem perto de uma região de suporte em 78 mil e 850 pontos. O índice, avaliam analistas consultados pelo Finance News, ainda está dentro de uma lateralização iniciada semana passada.
FED mantém juros
O Federal Reserve, o banco central americano, manteve os juros nesta quarta-feira, ao mesmo tempo em que sinalizou a possibilidade de uma nova alta nas taxas até o mês de setembro. Em uma reunião de dois dias que terminou nesta quarta-feira, o Fed votou por unanimidade para manter sua taxa básica de juros em 1,75% e 2%.
Petróleo em queda
O preço do barril de petróleo tipo Brent caiu 2%.
Preocupações com o aumento da oferta da commoditie voltaram à tona. Na véspera o American Petroleum Institute informou que os estoques de petróleo subiram 5,6 milhões de barris na semana passada. Os analistas esperavam uma queda de 2,8 milhões.
Vale em baixa com minério
Os contratos futuros do minério de ferro na bolsa de Dalian, na China, caíram -2,66% (475 iuanes/tonelada). Com isso, as ações da Vale (VALE3) lideraram as perdas no Ibovespa.
Smiles vira para alta
A Smiles (SMLS3) abriu em queda mas se recuperou e fechou entre as maiores altas do Ibovespa. Na véspera a companhia divulgou que teve queda de 20,7% no lucro líquido.