Atualizado às 12h33min
O Ibovespa tinha leve alta às 12h33min de +0,37% aos 76 mil 798 pontos.
No radar do mercado está a crise cambial turca que derrubou as Bolsas e levou aversão ao risco em âmbito global na última sexta.
O Banco Central da Turquia prometeu injetar US$ 6 bilhões no sistema financeiro do país para reduzir a queda da lira, a moeda local, que sofreu novas mínimas históricas em relação ao dólar mas se recuperou um pouco nesta segunda.
O colapso da lira atingiu as ações asiáticas nesta segunda, enfraqueceu o rand, a moeda da África do Sul, e levou a procura por dólares nos mercados globais. As ações dos principais bancos europeus também foram impactadas.
A crise ocorre em um contexto de tensão com os Estados Unidos. A Casa Branca impôs sanções contra dois ministros turcos e advertiu sobre o risco de outras medidas, caso o governo local não liberte um pastor americano.
Em nota aos clientes, o Société Générale alertou que “quanto mais tempo o mercado esperar, mais contagiosa será a crise, não apenas para os ativos de mercados emergentes, mas também para os desenvolvidos”.
Segundo analistas a turbulência deve deixar os investidores globais ainda mais criteriosos com países emergentes, como o Brasil. Embora o Brasil tenha reservas suficientes para evitar um ataque especulativo, preocupa a deterioração fiscal do governo federal.
Os papéis da Vale (VALE3) subiam mais de 1% com os contratos futuros do minério de ferro em Dalina na China, fechando em alta.
Os papéis da Gol (GOLL4) estavam entre as maiores quedas do Ibovespa, impactadas pela valorização do dólar. Às 12h33min a moeda americana se valorizava +0,93% cotada em R$ 3,90.
As ações da BRF (BRFS3) estavam entre as maiores perdas do Ibovespa. A agência de classificação de crédito internacional S&P Global Ratings rebaixou o rating de escala corporativa global da companhia de “BB+” para “BB”. A perspectiva para ambos ratings é “negativa”.
Segundo, a Coluna do Broad, do jornal Estado de S. Paulo, a Companhia Siderúrgica Nacional (CSNA3) contratou o banco de investimentos americano Jefferies para assessorar na venda das operações nesses países.
O objetivo é vender ativos no exterior, principalmente em Portugal e na Alemanha.
Em um relatório mensal, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) afirmou que o mundo vai precisar de 32,05 milhões de barris por dia (bpd) de seus 15 membros no ano que vem, uma queda de 130 mil bpd em relação à previsão do mês passado.
Even, Light, Locamérica, Tenda, Oi, Rossi e Eztec divulgam o resultado após o pregão nesta segunda.
Se ainda não viu, clique aqui para conferir o estudo gráfico do Ibovespa, Petr4, Vale3, Suzb3 e outros papéis.
Publicado às 18h40 O analista Dalton Vieira faz a análise do Ibovespa,…
Publicado às 18h46 Comentário de fechamento do mercado Acesse aqui o…
Publicado às 18h15 O Banco do Brasil (BBAS3) informou nesta sexta-feira, 22,…
Publicado às 13h53 Atualizado às 19h38 após a Porto informar outro valor por ação…
Publicado às 13h35 Confira as companhias do exterior que anunciaram pagamento de dividendo.…