MANCHETE SECUNDÁRIA

Presidente do TRF-4 determina que Lula continue preso

Publicado às 19h49min

O presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, o desembargador federal Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz, determinou no começo da noite deste domingo que o ex-presidente Lula continue preso.

Mais cedo o desembargador Rogério Fraveto, do Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região, reiterou novamente a decisão de mandar soltar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, após pedido de reconsideração feito pelo Ministério Público Federal (MPF). Favreto determinou ainda que Lula seja solto em até uma hora. O prazo já venceu às 17h40.

Para o magistrado, a decisão não fere atos anteriores que negaram a liberdade ao ex-presidente. Favreto destacou que o juiz federal Sérgio Moro não tem mais competência para questionar decisões no processo.

“A decisão em tela não desafia atos ou decisões do colegiado do TRF4 e nem de outras instâncias superiores. Muito menos decisão do magistrado da 13ª Vara Federal de Curitiba, que sequer é autoridade coatora e nem tem competência jurisdicional no presente feito”.

O magistrado também afirma no despacho que o procedimento será encaminhado ao relator da Lava Jato em segunda instância, desembargador João Pedro Gebran Neto, assim que encerradas as responsabilidades do plantão. Segundo o TRF4, o plantão judiciário vai até às 11h de segunda-feira (9).

“Não há qualquer subordinação do signatário a outro colega, mas apenas das decisões às instâncias judiciais superiores, respeitada a convivência harmoniosa das divergências de compreensão e fundamentação das decisões, pois não estamos em regime político e nem judicial de exceção”, afirma o desembargador na decisão.

Entenda o caso

Lula está preso na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, desde o dia 7 de abril, por determinação do juiz Sérgio Moro, que determinou a execução provisória da pena de 12 anos de prisão na ação penal do triplex do Guarujá (SP), após o fim dos recursos na segunda instância da Justiça.

Na manhã de hoje (8), o desembargador federal Rogério Favreto, do TRF-4, concedeu habeas corpus ao ex-presidente. A decisão deveria ser cumprida em regime de urgência, ainda neste domingo, e por não se tratar de dia útil, seria dispensado o exame de corpo de delito, caso fosse de interesse do próprio Lula.

No entanto, após a decisão, Moro argumentou que Favreto não teria competência para mandar soltar o ex-presidente. Logo em seguida, o Ministério Público Federal (MPF) também se posicionou de forma contrária à soltura.

Em nota, a assessoria de imprensa da Justiça Federal no Paraná disse que o juiz Sergio Moro informou que está de férias de 2 a 31 de julho. Mas, ao ter sido citado como autoridade coatora no habeas corpus, entendeu ser possível despachar no processo.

Também em nota, a Procuradoria-Geral da República afirmou que está atuando em conjunto com o Ministério Público Federal na 4ª Região e confirmou a posição da instituição em favor da manutenção da prisão de Lula até o trânsito em julgado da ação.

O deputado federal Wadih Damous (PT-RJ) afirmou que o ex-presidente estava muito cético com a possibilidade de ser solto neste domingo. “Estive agora com o presidente Lula [na Superintendência da Policia Federal, em Curitiba]. Desde que lhe dei a notícia, sempre demonstrou ceticismo quanto ao cumprimento da decisão judicial”, disse em entrevista a jornalistas. Damous é advogado e foi incluído na equipe de defesa do ex-presidente.

Informações da Agência Brasil

 

 

Published by
Redação

Recent Posts

Resultado da Tenda, Totvs, Petroreconcavo, SLC, Copel, MRV e de outras companhias

  Publicado às 22h08   Tenda (TEND3) reverte prejuízo  A Tenda (TEND3) teve lucro líquido…

8 de maio de 2024

Taesa (TAEE11) anuncia pagamento de JCP e propõe distribuir provento de, no mínimo, 75% do lucro líquido regulatório em 2024

  Publicado às 21h49   O Conselho de Administração da Taesa (TAEE4, TAEE11) em reunião…

8 de maio de 2024

Vale (VALE3) informa sobre negociações de contratos de concessões ferroviárias

  Publicado às 21h20   A Vale (VALE3) se manifestou na noite desta quarta-feira, 8,…

8 de maio de 2024

Rede D’Or (RDOR3) e Bradesco Seguros e se unem para criação de nova empresa de hospitais

  Publicado às 21h03   A Rede D’Or São Luiz (RDOR3) celebrou com Atlântica Hospitais…

8 de maio de 2024

BlackRock eleva participação na Eztec (EZTC3)

  Publicado às 20h57   A gestora americana BlackRock, uma das maiores do mundo, elevou…

8 de maio de 2024

Petrobras: não há qualquer decisão tomada em relação à Braskem

Publicado às 20h55   A Petrobras (PETR3, PETR4) informou na noite desta quarta-feira, 8, que…

8 de maio de 2024