Ibovespa em forte alta nesta sexta-feira

20 de julho de 2018 Por Redação

Atualizado às 10h50min

O Ibovespa tinha forte alta nesta sexta-feira com mercado no Brasil ignorando a aversão ao risco em âmbito externo e focando nas questões envolvendo a eleição presidencial de outubro.

No horário acima o índice Bovespa subia 2,14% aos 79 mil 107 pontos.

Traders e investidores repercutem as notícias de que o pré-candidato a presidência a República pelo PSDB, Geraldo Alckmin, pode receber o apoio de sete partidos que integram o chamado “Centrão” (Democratas, Solidariedade, Progressistas, PRB, PR, PHS e Avante) levaram o Ibovespa a fechar em alta nesta quinta.

Juntos esses partidos podem garantir ao tucano algo como 40% do tempo de televisão na propaganda eleitoral.

Analistas avaliam que preferência do “Centrão” a Alckmin, em vez de Ciro Gomes, tem potencial para dar um gás na candidatura do tucano e desidratar a do pedetista.

A aliança entre o grupo de partidos e o PSDB deve ser anunciada na semana que vem.

Para consolidar o apoio do PR, os tucanos tendem a oferecer a vaga de vice a representante da legenda. O mais cotado é o empresário Josué Alencar, filho de José Alencar, vice de Lula.

Estatais em alta

Os papéis das estatais tinham forte alta. Os papéis do Banco do Brasil (BBAS3) subiam mais de 4% às 10h50min.

Os da Petrobras (PETR4) também tinham alta de mais de 4%. O que também impacta positivamente os preços das ações da petroleira foi uma notícia sobre o reajuste dos combustíveis.

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) divulgou que não adotará medida estabelecendo periodicidade mínima para os reajustes de preço dos combustíveis na etapa de produção ou nos demais elos da cadeia de abastecimento.

Além disso, outra informação positiva é que a Petrobras declarou a comercialidade da área de Entorno de Sapinhoá, no pré-sal.