Ibovespa futuro opera em alta nesta quinta
Atualizado às 9h40min
As mercados globais se recuperam das perdas de ontem com o aumento da tensão entre Estados Unidos e China no âmbito comercial. O dia é marcado também pela alta das commodities.
O Ibovespa futuro (INDQ18 – contrato com vencimento para 15 de agosto) abriu em alta. No horário acima subia +0,41% aos 75 mil 300 pontos.
Embora considerado um indicador de como poderá se comportar o mercado, esse índice nem sempre antecipa as informações que vão condicionar o pregão a partir das 10h.
Minério de ferro
Os contratos futuros do minério de ferro na bolsa de Dalian, na China, subiram +1,97% (466 iuanes/tonelada).
Futuros americanos
Em Wall Street o Dow Jones futuro subia +0,75% e o S&P 500 futuro tinha alta de +0,53%.
Petróleo
O petróleo tipo Brent esboça uma reação nesta quinta e opera no positivo. Na véspera o preço do barril de petróleo Brent derreteu 6%. O motivo foi o aumento das tensões comerciais entre os Estados Unidos e a China, o que ameaça prejudicar a demanda de petróleo. Também pesou na queda do petróleo notícias de que a Líbia reabriria seus portos.
Ibovespa
Sob o aspecto gráfico, o Ibovespa apresenta uma formação chamada de lateralização. Na linguagem dos grafistas está “andando de lado”, ou seja, não sobe nem cai.
Segundo analistas gráficos ouvidos pela reportagem, nessas situações não há uma tendência definida. Eles afirmaram que o Ibovespa tem um suporte nos 74 mil pontos. E resistência em 75 mil e 300 pontos.
FMI alerta Brasil
O Comitê Executivo do Fundo Monetário Internacional alertou que o Brasil está com desempenho ruim em relação ao seu potencial. Além disso, a dívida pública é alta e crescente e as perspectivas de crescimento a médio prazo permanecem sem inspiração na ausência de reformas estruturais.
Para o FMI, o crescimento forte e durável requer uma busca comprometida de consolidação fiscal, reformas estruturais ambiciosas e um fortalecimento da arquitetura do setor financeiro.
Leia também:
Banrisul diz que não foi informado sobre investigação
S&P eleva rating do Magazine Luiza
Tabelamento do frete terá impacto de R$ 3,3 bi na indústria paulista
TCU chancela acordo de leniência da AGU e CGU com Odebrecht
Gafisa divulga prévia operacional