Sob pressão dos Bancos, Ibovespa fecha em queda de 0,87%

11 de junho de 2018 Por Redação

Atualizado às 17h21min

O Ibovespa fechou em queda de -0,87% aos 72 mil 307 pontos nesta segunda-feira.

As ações dos grandes bancos fecharam no negativo e pressionaram o Ibovespa. Os papéis dos bancos têm peso de 25% na carteira teórica do índice.

Os papéis da Petrobras tiveram alta. Os preferenciais (PETR4) subiram +1,05%, já os ordinários se valorizaram +2,17%.

A Vale (VALE3) fechou em leve queda de -0,08%.

A Advocacia-Geral da União (AGU) informou hoje (11) que conseguiu derrubar na Justiça do Rio de Janeiro a decisão que impediu o leilão de seis distribuidoras da Eletrobras. Com isso, as ações ordinárias da Eletrobras (ELET3) dispararam +4,5% no pregão.

Maiores altas do Ibovespa

altas

Maiores quedas do Ibovespa

quedas

 

O mercado financeiro aguarda a decisão sobre os juros nos Estados Unidos na quarta-feira

Em maio, o Banco Central americano o (Federal Reserve), decidiu manter a taxa de juros do país no patamar entre 1,5% e 1,75%.

A última elevação dos juros ocorreu na reunião de 20 e 21 de março, quando o Fed subiu as taxas em 0,25 ponto percentual.

À época, o Federal Reserve previa outros dois aumentos dos juros este ano, embora um número crescente de autoridades monetárias veja três altas como uma possibilidade.

Um possível aumento nos juros acima do ritmo previsto traz pressão negativa para as Bolsas no curto prazo. Além disso, impacta o câmbio de muitos países, principalmente os emergentes.

Ultrapar

A Ultrapar (UGPA3) foi elevada a compra pelo Citi. Segundo analistas do Banco, o preço-alvo foi calculado em R$ 60. As ações da companhia subiram +1,74%.

CVC

Analistas do JP Morgan reduziram a recomendação para os papéis da CVC (CVCB3) a underweight (exposição abaixo da média do mercado). Os papéis da companhia derreteram -6,12% no pregão na B3.

 Leia também:

Azul: tráfego de passageiros consolidado aumentou em maio

JSL adquire a totalidade das ações de emissão da Vamos

Mercado reduz projeção para PIB deste ano e de 2019

IGP-M acelera na 1ª prévia de junho