Após abrir em alta, Ibovespa futuro opera estável

14 de junho de 2018 Por Redação

Atualizado às 9h45min

O Ibovespa futuro (INDQ18 – contrato com vencimento para 15 de agosto) abriu em alta. Mas meia hora depois do começo das negociações reduziu os ganhos e operava em leve queda de -0,12% aos 72 mil 870 pontos.

Dados do setor de varejo nos Estados Unidos superaram as estimativas. Isso leva o mercado a acreditar que o ritmo de alta dos juros americanos poderá ser intensificado para combater a inflação, o que é ruim para as Bolsas.

Ontem o Banco Central americano o (Federal Reserve) elevou os juros nos Estados Unidos em 0,25 p.p. para a faixa de 1,75% a 2,00%.

O Mercado já esperava esse segundo aumento na taxa este ano. A novidade é que o BC americano sinaliza agora quatro altas em 2018, ou seja, ainda faltam mais duas elevações.

Minério e petróleo

O petróleo WTI tinha leve alta. Já o barril tipo Brent, tinha leve queda.

Os contratos futuros do minério de ferro na bolsa de Dalian, na China, subiram +0,74% (473,5 iuanes/tonelada).

Dados econômicos da China abaixo do esperado

A produção industrial avançou em maio 6,8% na China, segundo a Agência Nacional de Estatísticas. A estimativa era expansão de 6,9%.

As vendas no varejo em maio cresceram 8,5% em maio. A projeção era 9,6%. Esse é o ritmo mais fraco desde junho de 2003 de acordo com cálculos da agência Reuters.

O crescimento do investimento em ativo fixo da China desacelerou a 6,1% no período entre janeiro e maio sobre o ano anterior. Esse é o ritmo mais lento desde fevereiro de 1996. O esperado era 7%.

Leia também:

Kroton quer abrir o capital da Saber

Será? Leilão de distribuidoras da Eletrobras será em julho, diz jornal

Parente será CEO da BRF, diz jornal

Conselho da Odontoprev aprova pagamento de JCP

Estácio cancela 8,8 milhões de ações