Encontro Trump-Kim, bolsas, inflação nos EUA e outros destaques

12 de junho de 2018 Por Redação

Trump

 Reunião entre Trump e Kim dura 48 minutos

O presidente Donald Trump já havia avisado: se não gostasse do tom da conversa com o líder norte-coreano Kim Jong Um, abandonaria a reunião. Mas não foi o que ocorreu. Trump e Kim apertaram as mãos e conversaram. O encontro foi em Singapura, nesta terça-feira.

Embora os resultados práticos da cúpula ainda sejam incertos, o primeiro passo foi dado. Especialistas afirmam que muitos objetivos de um encontro desse tipo só são alcançados no longo prazo, ainda mais quando envolve desnuclearização, como é o caso da Coreia do Norte.

Os dois líderes almoçaram juntos e demonstraram entrosamento. Há menos de um ano os dois estavam envolvidos em uma guerra verbal que muitos temiam que se tornasse uma guerra de fato.

Bolsas, minério e petróleo (8h04min)

Japão (Nikkei 225): +0,33%

China (Shanghai Comp.): +0,89%

Londres (FTSE 100): -0,27%

Alemanha (DAX): +0,04%

Petróleo WTI: -0,24% (US$ 65,94)

Petróleo Brent: -0,42% (US$ 76,15)

Contratos futuros do minério de ferro na bolsa de Dalian, na China: +0,96% (473,50 iuanes/tonelada)

Inflação nos EUA

O Mercado acompanha com atenção nesta terça os dados do núcleo da inflação nos Estados Unidos.

Economistas projetam que o índice de preços ao consumidor (IPC) fique estável em 0,1%, enquanto o acumulado em 12 meses tenha crescido para 2,2%. Os dados, que serão divulgados às 9h30, vão ser conhecidos na véspera da importante decisão sobre os juros nos Estados Unidos, na quarta-feira.

Um possível aumento nos juros acima do ritmo previsto traz pressão negativa para as Bolsas no curto prazo. Além disso, impacta o câmbio de muitos países, principalmente os emergentes.

Petróleo no radar

O relatório mensal da Opep, a Organização dos Países Produtores de Petróleo, é um dos destaques da agenda desta terça-feira. A imprensa especializada informou que a Arábia Saudita aumentou a produção em mais de 100 mil barris por dia nas últimas semanas.

Além disso, o grupo privado Instituto Americano de Petróleo (API, na sigla em inglês) publicará os dados de estoques de petróleo dos Estados Unidos, às 17h30min.