PIB, Petrobras e outros destaques nesta quarta-feira

30 de maio de 2018 Por Redação

Bolsas, minério e petróleo (7h51min)

Japão (Nikkei 225): -1,52%

China (Shanghai Comp.): -2,53%

Londres (FTSE 100): +0,20%

Alemanha (DAX): +0,46%

Petróleo WTI: +0,01% (US$ 66,73)

Petróleo Brent: +0,30% (US$ 75,72)

Contratos futuros do minério de ferro na bolsa de Dalian, na China: -0,98% (455,50 iuanes/tonelada)

Resultado trimestral do PIB no radar

Às 9h desta quarta-feira o IBGE divulga o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre deste ano.

A estimativa média de analistas consultados pelo jornal Valor Econômico é de que ocorra expansão do PIB de 0,3% em relação ao último trimestre de 2017, quando cresceu 0,1%.

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma prévia dos dados do PIB, recuou 0,13% no primeiro trimestre.

Mudanças na política de preços de combustíveis da Petrobras?

Quem investe em ações da Petrobras (PETR3, PETR4) deve ficar atento a essa notícia que pode impactar o valor dos papéis. O presidente Michel Temer admitiu nesta terça-feira, em entrevista à TV Brasil, que o governo pode mexer na política de preços de combustíveis da Petrobras, o que atinge não só o diesel mas também a gasolina e outros derivados.

Para confirmar essa informação, a agência de notícias Reuters afirmou que, de acordo com uma fonte sua,  conversas nesse sentido já começaram entre o governo e a Petrobras.

Mesmo com liminar do TST, petroleiros deflagram paralisação hoje

A Federação Única dos Petroleiros (FUP)  anunciou hoje (30) que, mesmo com a liminar do Tribunal Superior do Trabalho (TST) que considerou a greve abusiva, a paralisação da categoria foi iniciada e atinge refinarias, terminais e plataformas da Bacia de Campos. O movimento programou atos e manifestações ao longo do dia.

Pelo balanço da FUP, os trabalhadores cruzaram os braços nas refinarias de Manaus (Reman), Abreu e Lima (Pernambuco), Regap (Minas Gerais), Duque de Caxias (Reduc), Paulínia (Replan), Capuava (Recap), Araucária (Repar), Refap (RS), além da Fábrica de Lubrificantes do Ceará (Lubnor), da Araucária Nitrogenados (Fafen-PR) e da unidade de xisto do Paraná (SIX).

A FUP informou que não houve troca dos turnos da 0h nos terminais de Suape (PE) e de Paranaguá (PR). Segundo a federação, na Bacia de Campo os trabalhadores também aderiram à paralisação em diversas plataformas.