Bancos pesam negativamente e Ibovespa fecha estável

14 de maio de 2018 Por Redação

 

Atualizado às 17h26min

A queda dos papéis dos grandes bancos pesou negativamente no Ibovespa e o índice fechou estável em +0,01% aos 85 mil 232 pontos. Na máxima do pregão o índice chegou aos 86 mil 105 pontos.

Sob o aspecto gráfico, analistas avaliam que o índice chegou perto de uma zona de resistência, que fica entre 86 mil 400 e 87 mil pontos. Em regiões de resistência, os vendedores tendem a ganhar força.

A Suzano (SUZB3) liderou os ganhos com a alta do dólar.

Os papéis ordinários da Petrobras (PETR3) saltaram +4,1%. Os preferenciais (PETR4) +3,1%. Além da alta do petróleo, que impactou de forma positiva nas ações, a estatal divulgou nesta segunda-feira que vai migrar para o nível 2 da B3.

O mercado também repercutiu a notícia do blog do jornalista Lauro Jardim de que a Petrobras entrou na Justiça contra oito grandes bancos — entre eles, Bradesco, Itaú BBA, Santander, BTG e Citibank. Essas instituições estão sendo investigadas pelo Cade por formação de cartel de câmbio no mercado brasileiro. Segundo do blog, a estatal argumenta na ação que “participa ativamente” deste mercado, assinalando que apenas em 2017 movimentou o equivalente a R$ 168 bilhões.

A Vale (VALE3) subiu mais de 3% com a valorização dos contratos futuros do minério de ferro na China.

O destaque negativo foi Energias do Brasil (ENBR3), que desabou –11%. A companhia chinesa CTG lançou uma Oferta Pública de Aquisição pela portuguesa EDP na última sexta-feira. Como havia uma expectativa de uma OPA para a Energias do Brasil, subsidiária da EDP de Portugal, os papeis da empresa brasileira subiram forte na última sexta. Mas a CTG não está obrigada a fazer uma OPA da companhia brasileira, o que derrubou o preço das ações hoje.

Dólar sobe após pesquisa eleitoral

Depois de abrir em queda, o dólar passou para o positivo e fechou em alta de +0,7% cotado em R$ 3,6281. Esse é o maior patamar de fechamento desde 7 de abril de 2016.

A alta ocorreu mesmo com o Banco Central fazendo ajustes no leilão para rolagem integral dos contratos com vencimento em 1º de junho. A medida era para tentar frear a alta da moeda.

Analistas do mercado avaliam que pesou na alta do dólar hoje a pesquisa CNT/MDA que aponta Bolsonaro, Marina e Ciro Gomes a frente na intenção de voto. O candidato pró-reformas, Geraldo Alckmin, teve queda acima da margem de erro em relação à pesquisa anterior.

Maiores altas do Ibovespa

1405 altas

Maiores quedas do Ibovespa

1405 quedas