Após abrir em alta Ibovespa futuro vira para o negativo

30 de maio de 2018 Por Redação

Atualizado às 9h46min

O Ibovespa futuro (INDM18 – com vencimento para 13 de junho) abriu em alta, mas depois virou para o negativo. No horário acima caía -0,15% aos 75 mil 885 pontos.

Há pouco foi divulgado pelo IBGE que no 1º trimestre de 2018, o PIB cresceu 0,4%, frente ao 4º trimestre de 2017, na série com ajuste sazonal. Foi o quinto resultado positivo após oito quedas consecutivas nesta base de comparação.

A estimativa média de analistas consultados pelo jornal Valor Econômico é de que ocorreria expansão do PIB de 0,3% em relação ao último trimestre de 2017.

Embora considerado um indicador de como poderá se comportar o mercado, esse índice nem sempre antecipa as informações que vão condicionar o pregão a partir das 10h.

Minério e petróleo

O preço do barril de petróleo (WTI e Brent) operava em alta nesta quarta.

Já os contratos futuros do minério de ferro na bolsa de Dalian, na China: -0,98% (455,50 iuanes/tonelada)

Mudanças na política de preços de combustíveis da Petrobras?

Quem investe em ações da Petrobras (PETR3, PETR4) deve ficar atento a essa notícia que pode impactar o valor dos papéis. O presidente Michel Temer admitiu nesta terça-feira, em entrevista à TV Brasil, que o governo pode mexer na política de preços de combustíveis da Petrobras, o que atinge não só o diesel mas também a gasolina e outros derivados.

Para confirmar essa informação, a agência de notícias Reuters afirmou que, de acordo com uma fonte sua,  conversas nesse sentido já começaram entre o governo e a Petrobras.

Mesmo com liminar do TST, petroleiros deflagram paralisação hoje

A Federação Única dos Petroleiros (FUP)  anunciou hoje (30) que, mesmo com a liminar do Tribunal Superior do Trabalho (TST) que considerou a greve abusiva, a paralisação da categoria foi iniciada e atinge refinarias, terminais e plataformas da Bacia de Campos. O movimento programou atos e manifestações ao longo do dia.

Pelo balanço da FUP, os trabalhadores cruzaram os braços nas refinarias de Manaus (Reman), Abreu e Lima (Pernambuco), Regap (Minas Gerais), Duque de Caxias (Reduc), Paulínia (Replan), Capuava (Recap), Araucária (Repar), Refap (RS), além da Fábrica de Lubrificantes do Ceará (Lubnor), da Araucária Nitrogenados (Fafen-PR) e da unidade de xisto do Paraná (SIX).

A FUP informou que não houve troca dos turnos da 0h nos terminais de Suape (PE) e de Paranaguá (PR). Segundo a federação, na Bacia de Campo os trabalhadores também aderiram à paralisação em diversas plataformas.