A Eletrobras informou em fato relevante nesta quarta, 2, que assinou um Memorando de Entendimentos para entrar em um acordo com relação a ação coletiva fundamentada na legislação de valores mobiliários americana em curso contra a companhia no Tribunal Distrital dos Estados Unidos para o Distrito Sul de Nova York (SDNY).
O acordo tem como objetivo encerrar todas as ações em curso iniciadas pelos investidores que adquiriram ações ordinárias e preferenciais da Eletrobras representadas por American Depository Shares (ADS) durante o período alegado na ação.
O acordo, o qual está sujeito à aprovação pela Corte americana, elimina o risco de um julgamento adverso durante a instrução do processo, o que, como a Eletrobras informou anteriormente, poderia ter um efeito material adverso na companhia e em sua situação financeira.
“Segundo o acordo, a ação terminará mediante o pagamento de US$14.75 milhões para os membros da classe da ação coletiva”, afirmou a estatal.
O acordo está sujeito à aprovação pela Corte e, segundo as regras, os membros da classe da ação coletiva terão direito a se opor e não aderir.
“O acordo não representa reconhecimento de ato ilegal ou culpa pela Eletrobras, e a Eletrobras continua a negar as alegações e acusações feitas na ação”, explicou a empresa.
Devido aos riscos de um julgamento por um júri e as particularidades processuais e das leis de valores mobiliários dos Estados Unidos, a Eletrobras disse acreditar que esse acordo é no melhor interesse da companhia e de seus acionistas.
A proposta será submetida em breve para revisão preliminar e aprovação pela Corte. Se a aprovação preliminar for concedida, os membros da classe da ação coletiva serão notificados sobre os termos do acordo e seus direitos.
Após considerar quaisquer objeções dos membros da classe da ação coletiva e conduzir uma instrução para determinar a razoabilidade do acordo proposto, a Corte decidirá se concederá ou não a aprovação final.
Publicado às 21h41 Eventos no radar do mercado nesta semana B3 não funciona…
Publicado às 17h34 Confira as companhias que pagam provento (dividendo ou JCP) e…
Publicado às 10h16 Notícias corporativas CFO da Gafisa (GFSA3) renuncia ao cargo Felipe…
Publicado às 23h20 Assista ao estudo do Ibovespa, Vale3, Petr4, B3sa3, Klbn11, Brav3…
Publicado às 19h09 Felipe Dantas Rocha Coelho renunciou aos cargos de diretor executivo financeiro…