Bancos ‘salvam’ Ibovespa em dia de queda de Petrobras e Vale

22 de maio de 2018 Por Redação
Gráfico diário do Ibovespa: círculo mostra zona de suporte

Gráfico diário do Ibovespa: círculo mostra zona de suporte

 

Atualizado às 13h44min

O Ibovespa operava em alta nesta terça-feira, 22. No horário acima subia 0,54% aos 82 mil 249 pontos.

Os papéis dos grandes bancos subiam e ajudavam o Ibovespa a se manter no positivo, já que o setor tem peso de 25% na carteira teórica do índice.

Já as ações da Petrobras (PETR3, PETR4) caíam mais de 2% e estavam entre as maiores quedas com a pressão do governo federal para tentar controlar os preços dos combustíveis. Uma reunião entre representantes da estatal e ministros foi realizada em Brasília.

O governo nunca considerou mudar a política da Petrobras de reajuste de preços dos combustíveis, afirmou o presidente da Petrobras, Pedro Parente, ao sair da reunião com os ministros da Fazenda, Eduardo Guardia, e de Minas Energia, Moreira Franco.

A Petrobras vai reduzir os preços da gasolina em 2,08% e os do diesel em 1,54% nas refinarias a partir desta quarta-feira, 23.

A Vale (VALE3) tinha queda de mais de 1% com os contratos futuros do minério de ferro na bolsa de Dalian, na China, em baixa de -2,56% (456 iuanes/tonelada).

As ações da Suzano (SUZB3) desabavam mais de 5% com o dólar em baixa pelo segundo dia seguido.

Gráfico

Sob o ponto de vista gráfico, o índice continua se segurando em uma zona de suporte, região do gráfico onde, segundo analistas, compradores de curto prazo podem ganhar força (veja gráfico acima). Se o índice perder os 81 mil e 400 pontos, pode buscar, de acordo com analistas gráficos ouvidos pela reportagem, os 80 mil e 800 pontos e depois os 79 mil e 600, fundo deixado em fevereiro.

Dólar

O dólar tem mais um dia de queda. A moeda americana tinha baixa de 1,3% cotada em R$ 3,64 às 13h30min.

Eletropaulo

A Enel quer 100% das ações ordinárias da Eletropaulo. Para isso, a Enel Investimentos Sudeste protocolou solicitação de anuência prévia para uma possível aquisição de até 100% das ações ordinárias emitidas pela companhia paulista.

SulAmerica

O Bradesco BBI elevou as ações da empresa a “outperform”(desempenho acima da média do mercado).