Martelo, estrela cadente, mulher grávida. Para os leigos esses nomes até podem ser esquisitos, mas para quem se baseia em gráficos para fazer o manejo de risco na Bolsa de Valores, sabe do que estamos falando.
As velas (candles) do gráfico têm diferentes formatos. O estudo do “padrão de candlestick” é muito comum para os grafistas, traders que usam os conhecimentos da análise gráfica para operar na Bolsas de Valores.
Se você está iniciando seus estudos sobre análise gráfica, veja abaixo alguns dos principais candles (velas) e como interpretá-los.
É importante destacar que os candles não devem ser analisados isoladamente mas dentro de um contexto que envolva outros conhecimentos e estratégias na análise de gráficos.
A parte grossa, central do candle (vela) é o que chamamos de corpo. Representa a margem entre a abertura e o fechamento. Pode-se usar candles de 5 min, 15, 30, diário, semanal, mensal, etc.
As linhas finas acima e abaixo do corpo são as sombras. Estas sombras representam os extremos de preços durante o pregão. O topo da sombra superior representa a máxima do dia e o fundo da sombra inferior a mínima do dia.
O corpo tem de estar na parte superior do candle. Quanto maior a sombra inferior mais significativo é. Até pode ter sombra superior, mas deve ser pequena. Pode indicar reversão de baixa, principalmente se aparecer em um fundo.
Dica: o ideal é esperar a confirmação da vela seguinte.
O formato é o contrário do martelo. Quando a estrela cadente aparece em uma região de topo no gráfico (após vários candles de alta) fique atento: a probabilidade da alta estar chegando ao fim é grande. Em outras palavras, os compradores perdem força.
O Marobozu é um candle individual que pode indicar tanto alta quanto baixa. Tem corpo longo. Quanto mais longo, mais significativo é. Geralmente não tem sobra. Se tiver, tem de ser muito pequena.
Quando um marobozu de alta aparece em um fundo, ou no meio de uma acumulação pode indicar alta forte nos pregões seguintes.
Quando um marobozu de baixa aparece em um topo ou no meio de uma acumulação pode indicar que os vendedores ganharam força e os próximos pregões serão de queda.
A seguir um marobozu de alta.
A seguir um marobozu de baixa.
É formado por dois candles: um deles, de corpo pequeno, está totalmente contido dentro de um candle anterior de corpo grande. O nome é derivado da forma das velas: o candle longo é a mãe e o pequeno, o bebê na barriga.
O padrão Harami não é usualmente um padrão de reversão tão significativo como, por exemplo, o martelo ou a estrela cadente.
O Harami é mais importante em regiões de topos (após várias altas). Quando ocorre nos topos, a interpretação que se faz é que a força compradora diminuiu. Portanto, uma reversão de tendência é possível.
O Doji é um candle em que a abertura e o fechamento são semelhantes, portanto não tem corpo. Os Dojis representam equilíbrio ou de indecisão no mercado. Sua ocorrência indica reversão da tendência.
É um padrão que indica reversão da tendência de baixa. Ocorre em um movimento de queda. É formado por 3 candles: o 1° é de baixa, o 2° é o Doji e o terceiro é de alta.
Dica: observe se o candle de alta após o Doji é acompanhado de aumento do volume. Se for, maiores as chances de uma reversão da baixa.
É um padrão que indica a reversão da alta para um movimento de baixa. Ocorre após uma sequência de altas. É formado por 3 candles: o 1° é de alta, o 2° é o Doji e o terceiro é de queda. O corpo do segundo candle tem de estar acima do corpo do 1° candle.
Dica: observe se na formação do 3° candle o volume está aumentando. Se estiver, a probabilidade de uma reversão da tendência ganha ainda mais força.
Esses são apenas alguns dos padrões que os traders mais prestam atenção. Existem outros como “engolfos” e “ilha de reversão” que serão detalhados em outro artigo.
É proibida a reprodução desse artigo sem a autorização do Finance News.
O artigo foi redigido com base na opinião de especialistas consultados pela reportagem. Esse portal não faz qualquer tipo de recomendação de investimento e não se responsabiliza por perdas, danos diretos ou indiretos e lucros cessantes resultantes de decisões tomadas a partir de seu conteúdo, gráficos, tabelas ou vídeos.
Procure sempre um profissional certificado por entidade reguladora para obter recomendações, análises ou consultoria sobre investimentos financeiros. Para mais detalhes acesse o site da Comissão de Valores Mobiliários: www.cvm.gov.br
Publicado às 21h38 A Monteiro Aranha (MOAR3) divulgou nesta sexta-feira, 22, que aprovou a…
Publicado às 18h40 O analista Dalton Vieira faz a análise do Ibovespa,…
Publicado às 18h46 Comentário de fechamento do mercado Acesse aqui o…
Publicado às 18h15 O Banco do Brasil (BBAS3) informou nesta sexta-feira, 22,…
Publicado às 13h53 Atualizado às 19h38 após a Porto informar outro valor por ação…