Minério derrete na China
China promete retaliar EUA
O governo chinês, através de seu ministério do Comércio, disse nesta quinta-feira que as negociações com os Estados Unidos serão impossíveis.
As autoridades chinesas do setor afirmaram ainda que as tentativas de diálogo de Washington não são sinceras.
O gigante asiático, segunda economia global, prometeu retaliar se o presidente norte-americano, Donald Trump, intensificar as atuais tensões.
Bolsas, minério e petróleo (8h11min)
Japão (Nikkei 225): -0,12%
China (Shanghai Comp.): -0,87%
Londres (FTSE 100): +0,01%
Alemanha (DAX): +0,44%
Petróleo WTI (EUA): -0,19% (US$ 66,69)
Petróleo Brent: -0,35% (US$ 71,81)
Contratos futuros do minério de ferro na bolsa de Dalian, na China: -2,26% (433 iuanes/tonelada)
PF cumpre mandados de prisão de acusados de fraudes em fundos de pensão
Policiais federais cumprem hoje (12) dez mandados de prisão contra acusados de fraudar os fundos de pensão dos Correios e do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Além dos mandados de prisão, estão sendo cumpridos 21 mandados de busca e apreensão. A operação é feita no Rio de Janeiro, em São Paulo e no Distrito Federal.
A chamada Operação Rizoma, que conta com a participação do Ministério Público Federal, investiga os crimes de lavagem de dinheiro, evasão de divisas e corrupção, por meio de investimentos malsucedidos que geraram prejuízos aos fundos de pensão Postalis, dos Correios, e Serpros, do Serpro.
De acordo com a Polícia Federal (PF), valores oriundos dos fundos de pensão eram enviados para empresas no exterior, gerenciadas por um operador financeiro brasileiro. As remessas, apesar de aparentemente regulares, referiam-se a operações comerciais e de prestação de serviços inexistentes.
Ainda segundo a PF, depois de receber os recursos desviados, o operador financeiro pulverizava o dinheiro em contas de doleiros também no exterior, que disponibilizavam os valores em espécie no Brasil para suposto pagamento de propina.
Segundo a Polícia Federal, o nome da operação, Rizoma, na botânica, refere-se a uma espécie de caule que se ramifica sob a terra, numa referência “ao processo de lavagem de dinheiro e ao entrelaçamento existente entre as empresas investigadas”.
Entre os alvos estão o lobista Milton Lyra, citado em operações anteriores como operador de políticos e cujo mandado será cumprido em Brasília; Marcelo Sereno, ex-secretário nacional de comunicação do PT; e Arthur Pinheiro Machado, apontado como operador e criador da Nova Bolsa, que recebeu aportes financeiros dos dois fundos de pensão.
Arthur foi o idealizador da parceria da ATG (Americas Trading Group) com a NYSE Euronext.