Atualizado às 9h45min
O Ibovespa futuro (INDJ18 – com vencimento para 18 de abril) abriu em queda nesta sexta-feira. No horário acima caía -0,32% aos 85 mil 115 pontos.
O índice amenizou as perdas após a divulgação do relatório americano de emprego, o Payroll. Foram criados 103 mil empregos em março. A expectativa era 185 mil.
Esse indicador mede a variação do número de pessoas empregadas durante o último mês de todas as empresas não-agrícolas americanas e é levado em consideração pelo Banco Central (Federal Reserve) americano na formulação da política de juros.
A Casa Branca anunciou que estuda impor US$ 100 bilhões em tarifas à China, adicionais aos US$ 50 bilhões já anunciados a centenas de produtos do gigante asiático. A China advertiu nesta sexta-feira que vai contra-atacar de forma contundente as medidas tarifárias.
Nesta sexta é feriado na China, por isso não foi possível medir os impactos desse novo capítulo da disputa entre as duas potências. Os contratos futuros do minério de ferro Dalian seguem a cotação da última quarta-feira.
A ameaça de uma guerra comercial leva os principais índices futuros americanos a operar em queda. O Dow Jones futuro e o Nasdaq futuro, que caíam mais de 1%, reduziram um pouco as perdas após o Payroll.
Na política, o grande destaque desta sexta-feira é a prisão do ex-presidente Lula.
O jornal Folha de S. Paulo informou na manhã desta sexta que Lula não pretende cumprir ordem do juiz Sérgio Moro. A informação foi repassada ao jornal pelo jornalista e amigo de Lula, Ricardo Kotscho.
A defesa do petista entrou na noite desta quinta-feira com um novo pedido de habeas corpus para evitar que ele seja preso.
Conforme o Moro determinou, o ex-presidente terá até às 17h desta sexta para se apresentar à Polícia Federal em Curitiba.
Sérgio Moro também determinou à Polícia Federal que não sejam utilizadas algemas em “qualquer hipótese” e que Lula terá direito a cela especial.
O ex-presidente Lula ainda permanece na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo (SP), para onde se dirigiu no início da noite de ontem.
O presidente do Fed, Jerome Powell, fará um pronunciamento às 14h30min.
Ele vai falar sobre a situação da economia dos EUA. O mercado vai avaliar se o discurso fornecerá pistas sobre a tendência dos juros americanos.
Vale destacar que o Federal Reserve estima três aumentos para 2018. Se o ritmo aumentar acima do projetado, pode impactar negativamente a renda variável.
Publicado às 21h38 A Monteiro Aranha (MOAR3) divulgou nesta sexta-feira, 22, que aprovou a…
Publicado às 18h40 O analista Dalton Vieira faz a análise do Ibovespa,…
Publicado às 18h46 Comentário de fechamento do mercado Acesse aqui o…
Publicado às 18h15 O Banco do Brasil (BBAS3) informou nesta sexta-feira, 22,…
Publicado às 13h53 Atualizado às 19h38 após a Porto informar outro valor por ação…