Atualizado às 9h30min
O Ibovespa futuro (INDJ18 – com vencimento para 18 de abril) abriu em queda nesta segunda, 2. No horário acima caía -0,49% aos 85 mil 345 pontos.
Os principais índices futuros nos Estados Unidos (Dow Jones, Nasda e S&P futuros) também operavam em queda.
Embora considerado um indicador de como poderá se comportar o mercado, esse índice nem sempre antecipa as informações que vão condicionar o pregão a partir das 10h.
O preço do barril de petróleo (WTI e Brent) tinha alta nesta segunda-feira.
Os contratos futuros do minério de ferro na bolsa de Dalian, na China, tiveram alta de +2,05% (441 iuanes).
A China vai impor tarifas comerciais sobre 128 produtos americanos. A medida é uma retaliação às tarifas impostas pelos Estados Unidos sobre as importações de aço e alumínio chinêses. Entre os produtos estão frutas, vinho e produtos suínos.
Foi divulgado neste domingo 1° de abril o PMI (Índice dos Gerentes de Compras) dos grupos de mídia Caixin. O dado mostrou que a atividade industrial da China caiu para 51 em março, ante 51,6 em fevereiro. O esperado era 51,8%. O PMI do Caixin é baseado em dados compilados de respostas mensais a questionários enviados a executivos de compras em mais de 400 empresas.
Já o dado oficial divulgado no sábado mostrou que a expansão do setor manufatureiro chinês em março foi maior do que o esperado por analistas.
O Índice de Gerentes de Compras subiu para 51,5 em março. O projetado era 50,5. Em fevereiro ficou em 50,3.
A melhora se deve a suspensão das restrições à poluição com as usinas siderúrgicas aumentando a produção. Além disso, a atividade de construção voltou a ter crescimento.
A China também divulgou no sábado o PMI de serviços. O indicador subiu para 54,6 em março, ante 54,4 em fevereiro. Esse PMI abrange segmentos como varejo, aviação e software.
O presidente Michel Temer ainda não tem definido quem será o novo ministro da Fazenda diante da iminente saída de Henrique Meirelles, que tem perspectivas eleitorais.
“Existem ainda conversas a serem desenvolvidas para que o presidente tome a decisão”, disse o ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, após se reunir com Temer neste domingo (1º), no Palácio do Jaburu, em Brasília.
Marun elogiou o nome mais cotado até o momento para assumir a Fazenda, o secretário-executivo da pasta, Eduardo Guardia, e negou que haja disputa em torno do nome do novo ministro, que, segundo ele, deve ser algum integrante da atual equipe de Meirelles. Ele afirmou, no entanto, que o novo ministro “deve ter um trânsito político”.
“Não há impasse, o que há são tratativas. Como o Meirelles não saiu ainda, em tese ele está conversando e não esgotou os caminhos que pode propor”, disse o senador Romero Jucá (MDB-RO), líder do governo no Senado, que também participou da reunião de hoje no Palácio do Jaburu.
Hypera vai pagar JCP no valor de R$ 0,21 por ação
Mercado reduz inflação e PIB para 2018
Petrobras esclarece sobre parcerias de refino
Notícia da Ferbasa, Cemig, Qgep e de outras empresas
Vale divulga nova política de dividendos
Estudo do Ibovespa, Petr4, Vale, Btow3 e outros papéis
Payroll e julgamento de Lula são destaques na agenda
Publicado às 21h41 Eventos no radar do mercado nesta semana B3 não funciona…
Publicado às 17h34 Confira as companhias que pagam provento (dividendo ou JCP) e…
Publicado às 10h16 Notícias corporativas CFO da Gafisa (GFSA3) renuncia ao cargo Felipe…
Publicado às 23h20 Assista ao estudo do Ibovespa, Vale3, Petr4, B3sa3, Klbn11, Brav3…
Publicado às 19h09 Felipe Dantas Rocha Coelho renunciou aos cargos de diretor executivo financeiro…