Ibovespa estável e outros destaques desta quinta

19 de abril de 2018 Por Redação

Atualizado às 10h48min

O Ibovespa operava perto da estabilidade nesta quinta-feira, 19. No horário acima subia +0,07% aos 85 mil 837 pontos. O índice enfrenta pressão negativa dos papéis dos grandes bancos, que operavam em baixa.

A BRF (BRFS3) liderava os ganhos (+7,8%) após anunciar que Pedro Parente aceitou indicação para presidência do Conselho da BRF.

A Petrobras (PETR3, PETR4) tinha alta de mais de 1% com o preço do barril de petróleo (WTI e Brent) se valorizando nesta sessão.

Os papéis da CSN (CSNA3), da Usiminas (USIM5) e da Vale (VALE3) subiam, com os contratos futuros do minério de ferro na bolsa de Dalian, na China, disparando +6,5%.

A Smiles (SMLS3) também se valorizava (+4%). Na véspera a empresa informou que a Gol indicou uma chapa alternativa para a eleição dos membros do Conselho de Administração da companhia na assembleia geral ordinária e extraordinária do dia 30 de abril. A chapa alternativa é composta por 7 candidatos, entre eles Constantino de Oliveira Junior, como presidente, e Claudio Eugênio Stiller Galeazzi como membro efetivo do Conselho.

Corporativo

Dividendos extraordinários da Copasa

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais – Copasa (CSMG3) informa em comunicado nesta quinta, 19, que em reunião extraordinária realizada ontem, o Conselho de Administração recomendou, para deliberação de Assembleia Geral, pela declaração de dividendos extraordinários no montante de R$ 280 milhões, tendo em vista a margem de alavancagem apresentada pelo limite regulatório, e pela alteração da Política de Dividendos.

BRF de olho na UE

A União Europeia deverá anunciar a proibição da exportação de frango por vários frigoríficos brasileiros. A decisão deverá ser tomada em reunião nesta quinta-feira e já é esperada pelo ministério da Agricultura e pela Associação Brasileira de Proteína Animal.

Segundo a Associação, a lista deverá impedir ao menos 20 unidades brasileiras de exportar para a Europa, sendo 12 da BRF (BRFS3).

Dasa

A Diagnósticos da América (DASA3) fez a aquisição de 100% do capital social da Insitus Serviços Médicos e Laboratoriais, sociedade com sede na cidade de São Paulo. A administração da DASA avaliará se a aquisição enquadra-se nas hipóteses previstas no artigo 256 da Lei nº 6.404/76, conforme alterada, e, sendo esse o caso, a submeterá à ratificação pelos acionistas da DASA em assembleia geral.

Estácio

A Estácio Participações (ESTC3) informou que foi aprovada em Assembleia Geral Ordinária realizada nesta quarta, 18, a distribuição de dividendos relativos ao exercício social de 2017, correspondentes a R$0,32551 por ação.

O pagamento dos dividendos será realizado em 14 de junho de 2018. Farão jus aos dividendos os acionistas da companhia titulares de ações em 18 de abril de 2018, data da declaração dos dividendos pela Assembleia. Desse modo, a partir de 19 de abril de 2018 (inclusive), as ações passarão a ser negociadas “ex-dividendos”.

Reposicionamento da área de refino da Petrobras

A Petrobras apresenta nesta quinta um seminário técnico chamado de “Reposicionamento da Petrobras em Refino”, na Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro.

Segundo a petroleira, trata-se de um evento de caráter técnico, sem o objetivo de anunciar uma decisão sobre o assunto. Nesse sentido, a Petrobras esclareceu que o modelo preliminar que irá apresentar não conta com a aprovação formal de seus órgãos de governança (Diretoria Executiva e Conselho de Administração).

Leia aqui a íntegra da apresentação feita pela Petrobras no evento.

Na política

Barbosa deve fazer aceno ao mercado

Segundo o jornal Folha de S. Paulo, o PSB pressiona o pré-candidato Joaquim Barbosa a fazer um aceno ao mercado financeiro com propostas que sejam simpáticas aos investidores mas também favoráveis à distribuição de renda. O objetivo, segundo o jornal é viabilizar a candidatura.

Nesta quinta, Barbosa se reúne com o comando nacional do partido.

O ex-ministro do STF já teria se reunido com economistas como Delfim Netto e com Eduardo Gianetti.