Gol emite comunicado sobre investigação na SEC

20 de abril de 2018 Por Redação

Gol

 

A GOL emitiu um comunicado ao mercado na noite desta sexta para esclarecer sobre a investigação na comissão de valores mobiliários americana (U.S. Securities and Exchange Commission – SEC).

Os papéis da GOL sofreram quedas fortes na quinta, 19, e nesta sexta, 20, com sites noticiando que há uma investigação para apurar se a ligação da GOL com políticos citados na “Operação Lava-Jato” causou prejuízos a investidores americanos.

“Embora seja política de longa data da GOL não comentar publicamente sobre rumores de imprensa, as alegações requerem que a companhia se pronuncie sobre essa publicação de maneira responsável e detalhada”, explicou a companhia aérea no comunicado.

A GOL afirmou que tem desde final de 2016 divulgado em todas as demonstrações financeiras e relatórios arquivados perante órgãos reguladores, incluindo seu Formulário 20-F arquivado perante a SEC, que em 2016, recebeu indagações das autoridades fiscais brasileiras sobre determinados pagamentos a empresas de propriedade de pessoas politicamente expostas no Brasil.

A companhia disse ainda que, após o inicio de uma investigação interna, a GOL contratou consultores jurídicos dos EUA e do Brasil para conduzir uma investigação externa independente. O objetivo era “apurar os fatos relativos a estes pagamentos e quaisquer outros identificados como irregulares, bem como para analisar a conformidade e eficácia dos controles internos de acordo com as conclusões desta investigação”, destacou a GOL.

A GOL voltou a ressaltar que em dezembro de 2016, firmou um acordo de leniência junto ao Ministério Público Federal, no qual concordou em pagar multas de R$12 milhões e aperfeiçoar seu programa de compliance. Adicionalmente, pagou R$4,2 milhões em multas às autoridades fiscais brasileiras relacionadas aos pagamentos acima mencionados.

A Companhia disse ainda que informou voluntariamente o Departamento de Justiça dos EUA, a Securities and Exchange Commission e a Comissão de Valores Mobiliários sobre a investigação externa e independente, e sobre o acordo de leniência.

“A investigação externa independente foi concluída em abril de 2017. A companhia informou as autoridades competentes o resultado da investigação e acompanha as análises já iniciadas por estes órgãos, bem como coopera com referidas autoridades em seus questionamentos”, explicou a GOL.

“Não há qualquer alteração em relação aos fatos descritos acima ou qualquer outro fato referente a esse tema do que já divulgado previamente pela companhia em seus documentos arquivados, incluindo Formulário 20-F”, destacou.

Leia também:

Vale anuncia prorrogação do termo de ajustamento preliminar com MPF

Petrobras inicia produção do campo de Búzios

Petrobras: produção média de petróleo tem leve queda em março