Ibovespa fecha em alta com Petrobras e bancos
Atualizado às 18h20min
O Ibovespa fechou em alta de 0,31% aos 86 mil e 22 pontos. As ações dos grandes bancos tiveram alta, e como o setor tem peso na carteira teórica do índice, ajudou o Ibovespa.
O destaque negativo foi a BRF (BRFS3), alvo de uma nova etapa da operação Carne Fraca. Os papéis da JBS (JBSS3), empresa do mesmo setor, também caíram forte.
Maiores altas do Ibovespa
Maiores quedas do Ibovespa
Petróleo em alta e Petrobras também
Os papéis da Petrobras (PETR3, PETR4) subiram mais de 2% e lideraram os ganhos no Ibovespa a operar no positivo. O preço do barril de petróleo (WTI e Brent) teve forte alta nesta segunda.
Vale em baixa
Os contratos futuros do minério de ferro na Bolsa de Dalian, China, caíram -3,61%. Com isso, os papéis da Vale (VALE3) recuaram -0,11%.
Siderúrgicas reduzem perdas com discurso ameno de Trump
O mercado esteve de olho no setor siderúrgico. O discurso mais suave do presidente americano Donald Trump sobre a taxação da importação de aço e de alumínio levou os papéis do setor siderúrgico a reduzir as perdas. O mercado especula que a Casa Branca pode ser menos rígida em suas medidas protecionistas.
Analistas avaliam que a CSN (CSNA3) pode ser a mais afetada, enquanto a Usiminas (USIM5) deverá sentir um efeito reduzido e a Gerdau (GGBR4), que também produz nos EUA, pode se beneficiar.
Os papéis da CSN e da Usiminas reduziram as perdas em relação ao começo do pregão. CSNA3 caiu -1,4% e USIM5 teve baixa de -1,7%. A Gerdau (GGBR4) subiu 1%.
Esta semana tem IPCA e julgamento do habeas corpus de Lula
Nesta semana vai estar no radar do mercado o dado oficial de inflação, o IPCA de fevereiro, que será divulgado na sexta, 9.
Na política, o destaque é o julgamento na terça, do habeas corpus do ex-presidente Lula, no Superior Tribunal de Justiça. O petista quer evitar a prisão após esgotados os recursos na condenação em segunda instância.