Notícia da Copel, Petrobras e Eletrobras

6 de fevereiro de 2018 Por Redação

Copel

 

Copel anuncia operação comercial de linha de transmissão

A Companhia Paranaense de Energia, a Copel (CPLE3, CPLE5, CPLE6) informou nesta segunda, 5, que entrou em operação comercial, com um mês de antecedência, a linha de transmissão Estreito – Fernão Dias (500 kV), empreendimento pertencente à SPE Cantareira (49% Copel GeT e 51% Celeo Redes).

A linha, que inicialmente estava prevista para entrar em operação em março de 2018, tem extensão de 342 quilômetros e passa pelos estados de São Paulo e Minas Gerais, percorrendo mais de 29 cidades. “O empreendimento permitirá maior intercâmbio de energia, contribuindo com a segurança e a confiabilidade operacional do sistema elétrico nacional”, afirmou a empresa.

Petrobras multada pelo Ibama

A Operação Ouro Negro, iniciada no primeiro semestre de 2017, e que envolveu o Ministério Público do Trabalho, a Polícia Federal, o Ibama e a Agência Nacional do Petróleo, detectou o lançamento da água de produção da Plataforma P-51, da Petrobras.

O problema resultou em cinco autos de infração do Ibama, todos referentes à P-51. A Petrobras apresentou recurso em relação a quatro desses autos e anunciou que pagará o quinto, que contempla a multa de valor mais alto, R$ 14,28 milhões, ou optará pela conversão dessa multa em serviços ambientais. O processo de análise dessas autuações está em curso no âmbito do Ibama, na coordenação responsável pela Instrução e Julgamento.

Petrobras anuncia terceiro aumento da gasolina em fevereiro

A Petrobras reajustou os preços da gasolina para as distribuidoras em 0,5% e do diesel em 0,6%. O aumento vale a partir desta terça, 6. Esta foi a terceira correção neste mês. A que entrou em vigor no sábado (3) teve os mesmos percentuais, e a que passou a valer na sexta-feira (2), ficou em 0,8% para a gasolina.

Ação pede a suspensão da Assembleia Geral Extraordinária da Eletrobras

A Eletrobras (ELET3, ELET6) informou que tomou conhecimento através de notícias da ação civil pública proposta pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Energia do Rio de Janeiro na 8ª Vara Federal Cível.

A ação é contra a Eletrobras e a União Federal no âmbito da privatização da Companhia Boa Vista Energia, Companhia Energética de Alagoas, Companhia Energética do Piauí, Centrais Elétricas de Rondônia, Companhia de Eletricidade do Acre e Amazonas Distribuidora de Energia.

A ação pede liminarmente a suspensão da Assembleia Geral Extraordinária da Eletrobras a ser realizada no próximo dia 8 de fevereiro, alegando que as decisões que consolidaram o modelo de venda das seis distribuidoras “padecem de graves ilegalidades”.

A Eletrobras esclareceu que a venda das distribuidoras segue o previsto em lei e afirmou que ainda não foi citada.