Feliz ano novo: Ibovespa tem maior fechamento da história

2 de janeiro de 2018 Por Redação

Atualizado às 18h31min

O Ibovespa teve o maior fechamento da história neste primeiro pregão do ano. O índice subiu 1,95% aos 77 mil 891 pontos. A máxima histórica de fechamento anterior foi em 13 de outubro do ano passado, quando fechou em 76 mil 990 pontos.

Além do aumento da projeção do Produto Interno Bruto para este ano, conforme divulgado no relatório Focus do Banco Central, influenciou a alta a expansão industrial da China acima do esperado.

O mercado também gostou da entrevista do presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn. Ele disse à rádio Jovem Pan que a sequência de cortes dos juros básicos pode continuar mesmo se a reforma da Previdência não for aprovada.

Os contratos futuros do minério de ferro no gigante asiático também se valorizaram e impactam positivamente papéis atrelados a essa commoditie como Vale (VALE3) e siderúrgicas que subiram com força.

Os grandes bancos, que têm peso de quase 25% na carteira teórica do Ibovespa, também tinham alta de ajudavam o índice a subir.

Maiores altas do Ibovespa

Screenshot_10

Maiores quedas do Ibovespa

altas

Corporativo

Novo modelo de tributação para o setor de óleo e gás

Entrou em vigor nesta terça, 2, a legislação que estabelece entre outras medidas, o novo modelo de tributação para o setor de óleo e gás.

A Petrobras (PETR3, PETR4) afirmou em comunicado ao mercado que entende que o novo modelo de tributação, juntamente com o aperfeiçoamento da legislação regulatória, foi um importante marco para indústria de óleo e gás, ao conferir maior segurança jurídica aos investimentos. “Contudo, um dos principais objetivos expressos na exposição de motivos da MP nº 795/2017, a redução dos litígios, não foi integralmente atingido em razão do veto ao dispositivo que permitia o encerramento total do contencioso relacionado a uma das atividades essenciais à indústria: o afretamento de embarcações”, destacou a petroleira.

Assembleia da Eternit

A Eternit (ETER3) informou a Assembleia Geral Ordinária de 2018 será realizada no dia 17 de abril de 2018.

Incorporação da CPFL

A CPFL Energia incorporou as distribuidoras Companhia Luz e Força Santa Cruz, Companhia Leste Paulista de Energia, Companhia Sul Paulista de Energia e a Companhia Luz e Força de Mococa. Todas eram subsidiárias da empresa.

Com a incorporação, além de racionalizar a atual estrutura societária dos ativos, a CPFL Energia espera otimizar custos administrativos e operacionais, com economias de escala e sinergia.

Carteira do Ibovespa

A partir desta terça o Ibovespa passa a ter 64 papéis em sua carteira. Eram 59 na carteira que vigorou até o fim de 2017.

A 3° prévia da carteira teórica do índice, que vai vigorar até 4 de maio de 2018, confirmou a entrada das cinco ações já indicadas nas duas prévias anteriores e colocou novamente a Marfrig.

Entraram no Ibovespa FLRY3 (FLEURY ON), IGTA3 (IGUATEMI ON), MGLU3 (MAGAZ LUIZA ON), SAPR11 (SANEPAR UNT), VVAR11 (VIAVAREJO UNT), totalizando 64 ativos de 61 empresas.

Os cinco ativos que apresentam maior peso na composição do índice são: Itaú Unibanco PN (10,492%), Vale ON (9,946%), Bradesco PN (7,755%), AMBEV S/A ON (6,875%) e PETROBRAS PN (5,251%).

Leia também:

Vale espera concluir venda de segmento de fertilizantes até dia 8

Mercado eleva PIB para 2018