Petrobras e Total concluem a cessão de direitos das concessões de Lapa e Iara
Publicado às 8h07min
A Petrobras e a Total informam que finalizaram um marco importante na realização de sua Aliança Estratégica, anunciada em março do ano passado, com a conclusão das seguintes transações:
– Cessão de direitos de 35% da Petrobras para a Total, assim como a operação, do campo de Lapa no bloco BM-S-9A, no pré-sal da Bacia de Santos. A nova composição do consórcio passa a ser: Total como operadora (35%), Shell (30%), Repsol-Sinopec (25%) e Petrobras (10%).
– Cessão de direitos de 22,5% da Petrobras para a Total da área de Iara, que contém os campos de Sururu, Berbigão e Oeste de Atapu, no bloco BM-S-11A, no pré-sal da Bacia de Santos. A nova composição do consórcio passa a ser: Petrobras como operadora (42,5%), Shell (25%), Total (22,5%) e Petrogal (10%).
O valor pago nessas transações totaliza US$ 1,95 bilhão, incluindo ajustes do fechamento da operação. Esse valor não contempla uma linha de crédito que pode ser acionada pela Petrobras no valor de US$ 400 milhões, representando parte dos investimentos da Petrobras nos campos da área de Iara, além de pagamentos contingentes.
“Todas as condições precedentes às cessões de direitos foram cumpridas, incluindo a concessão de licenças de operação e instalação pelo IBAMA para que a Total se torne operadora do campo de Lapa”, destacou a Petrobras.
“Essas operações concretizam a Aliança Estratégica entre a Petrobras e a Total, permitindo que as empresas combinem suas experiências em águas profundas. Para a Petrobras, as transações também ajudarão a mitigar riscos, fortalecer a governança corporativa e melhorar o financiamento da empresa, através de entrada de caixa e desoneração dos investimentos”, afirmou a estatal brasileira.
Atualmente, a Petrobras e a Total são parceiras em 19 consórcios de exploração e produção.