Paralisação nos EUA e outros destaques para esta segunda, 22

 Atualizado às 7h51min

Bolsas, petróleo e minério (7h51)

Japão (Nikkei 225): +0,03%

China (Shanghai Comp.): +0,39%

Londres (FTSE 100): +0,05%

Alemanha (DAX): -0,08%

Petróleo WTI (EUA): +0,08% (US$ 63,36)

Petróleo Brent: +0,07% (US$ 68,66)

Contratos futuros do minério de ferro na bolsa de Dalian, na China: +0,65% (540,5 iuanes)

Mercado repercute paralisação nos EUA

Uma decisão do Senado americano promete levar ainda mais volatilidade aos mercados a partir desta segunda, 22. Na madrugada do último sábado, os senadores rejeitaram uma extensão provisória do orçamento federal.

A paralisação é uma grande derrota política para Trump e os investidores estarão de olho na capacidade do governo em lidar com a crise.

Analistas avaliam que a aversão ao risco no mercado acionário americano pode resultar em realização de lucros. Os principais índices americanos (S&P500, Dow Jones e Nasdaq) estão em suas máximas históricas e já quebraram vários recordes de valorização durante o governo Trump.

O Senado deve votar ao meio-dia desta segunda (horário local) um projeto de lei de financiamento para fazer o governo voltar ao funcionamento temporariamente.

Mercado em ‘modo de espera’ por julgamento de Lula

O grande destaque desta semana é o julgamento do ex-presidente Lula. A decisão tem impacto direto na eleição presidencial, já que o ex-presidente é candidato.

Se condenado, Lula fica inelegível.

A 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), sediado em Porto Alegre, vai julgar o petista dia 24 de janeiro. Os desembargadores vão julgar a apelação da defesa de Lula contra a sentença do juiz federal Sérgio Moro no caso do triplex do Condomínio Solaris, no Guarujá (SP).

Em julho do ano passado, Lula foi condenado a nove anos e seis meses de prisão, por lavagem de dinheiro e corrupção passiva.

Collor candidato e a nova ‘carta ao povo’ brasileiro de Lula

Muitos analistas afirmam que a eleição presidencial de 2018 terá semelhanças com a de 1989. O número de candidatos será grande, como foi a de 29 anos atrás. A outra semelhança são os nomes: naquela época Lula era candidato. As coincidências não param por aí. Em 2018, o agora senador Fernando Collor, prometer está novamente na disputa pelo Planalto. Collor confirmou que é pré-candidato pelo PTC.

O petista, que enfrenta esta semana um julgamento decisivo no TRF4, segunda instância da Justiça Federal em Porto Alegre, pretende lançar uma nova ‘carta ao povo brasileiro’. Em junho de 2002, a candidatura de Lula emitiu um documento para acalmar o mercado financeiro, que estava preocupado com a possibilidade de o petista vencer o pleito e abandonar os pilares econômicos que permitiram a estabilização da economia.

Temer diz que prefere Lula ‘derrotado politicamente’

Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo o presidente Michel Temer afirmou que prefere Lula ‘derrotado politicamente’ do que ver o petista ‘vitimizado’ com o julgamento no TRF4.

Presidente do STF suspende posse de Cristiane Brasil no Ministério do Trabalho

A presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, suspendeu, na madrugada de hoje (22), a posse da deputada Cristiane Brasil (PRB-RJ) como ministra do Trabalho. Ela analisou reclamação do Movimento dos Advogados Trabalhistas Independentes (Mati), que contestou decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) autorizando a posse da deputada. A cerimônia estava prevista para esta segunda-feira de manhã.

No documento, o Mati, que reúne cerca de 300 advogados especializados em direito do trabalho, argumenta que a decisão do vice-presidente do STJ, ministro Humberto Martins, é inconstitucional, pois fere competência do STF. Na reclamação, os advogados reforçam o entendimento de que a eventual nomeação e posse da deputada como ministra do Trabalho representará afronta ao princípio da moralidade administrativa.

Em trecho de sua decisão, a ministra Cármen Lúcia diz que “pelo exposto, com base no poder geral de cautela (caput do Artigo 297 do Código de Processo Civil) e nos princípios constitucionais da segurança jurídica e da efetividade da jurisdição, que seriam comprometidos com o ato de posse antes de se poder examinar a suspensão das decisões de primeira e de segunda instâncias que a impediam neste momento, defiro parcialmente a providência liminar para a suspensão do ato de posse até que, juntadas as informações, incluído o inteiro teor do ato reclamado, seja possível a análise dos pedidos formulados na presente reclamação, sem prejuízo de reexame desta decisão precária e urgente”.

Com Finance News e Agência Brasil

Leia também:

Mercado eleva PIB para 2019

Temer assina projeto de lei com regras para privatização da Eletrobras

Petrobras confirma avanço das tratativas para reorganização societária da Braskem

Agenda: julgamento de Lula é destaque

Notícia da Prumo, EDP e outros destaques

 

 

 

 

Published by
Redação

Recent Posts

Notícia do BB, Carrefour, Tim, Telefônica Brasil, Hapvida, Equatorial, Elektro Redes e da B3

  Publicado às 21h31   Notícias corporativas Banco do Brasil (BBAS3) divulga resultado do 2T24…

22 de julho de 2024

Elektro Redes (EKTR4) aprova dividendos intermediários

    Publicado às 21h27   O conselho de administração da Elektro Redes (EKTR4) aprovou…

22 de julho de 2024

Equatorial (EQTL3) informa sobre aumento de capital

  Publicado às 21h18   Em um aviso enviado ao mercado nesta segunda-feira, 22, a…

22 de julho de 2024

Telefônica Brasil (VIVT3) compra a IPNet

  Publicado às 21h08   A Telefônica Brasil (VIVT3) informou nesta segunda-feira, 22, que, por…

22 de julho de 2024

Hapvida (HAPV3) faz acordo com Riza para construção de dois hospitais

  Publicado às 20h57   A Hapvida (HAPV3) celebrou memorando de entendimentos com a Riza…

22 de julho de 2024

Tim (TIMS3) paga provento nesta terça, 23:

  Publicado às 20h45   A Tim (TIMS3) paga nesta terça-feira, 23, a terceira parcela…

22 de julho de 2024