Notícia da Vale, Ibovespa no radar e destaques da política

16 de janeiro de 2018 Por Redação

gráfico

Atualizado às 8h

Bolsas, petróleo e minério (8h)

Japão (Nikkei 225): +1%

China (Shanghai Comp.): +0,77%

Londres (FTSE 100): +0,23%

Alemanha (DAX): +0,60%

Petróleo WTI (EUA): -0,08% (US$ 64,25)

Petróleo Brent: -0,84% (US$ 69,67)

Contratos futuros do minério de ferro na bolsa de Dalian, na China: -1,5% (529,5 iuanes)

Embraer atinge estimativa de entregas para 2017

A Embraer (EMBR3) entregou um total de 210 jatos em 2017, sendo 101 comerciais e 109 executivos (72 leves e 37 grandes). O volume de entregas ficou dentro da estimativa estabelecida para o ano que era de 97 a 102 jatos comerciais, de 70 a 80 jatos executivos leves e de 35 a 45 jatos executivos grandes. No último trimestre do ano foram entregues 23 jatos comerciais e 50 jatos executivos (32 leves e 18 grandes). Em 31 de dezembro, a carteira de pedidos firmes a entregar totalizava USD 18,3 bilhões.

No fim do ano passado, a Embraer divulgou que estuda uma combinação de negócios com a Boeing.

Vale condenada

A Vale (VALE3) terá de reparar danos ambientais que teriam sido causados por suas operações a um território quilombola em Moju, no nordeste do Pará. A determinação é da Justiça Federal, que  condenou a mineradora.

Em nota o Ministério Público Federal no Pará afirmou que pretende recorrer para que até 788 famílias da região sejam beneficiadas pelas compensações.

Diretor de finanças deixa a Minerva

A Minerva (BEEF3) informou que Edison Ticle de Andrade Melo e Souza Filho deixará o cargo de Diretor de Finanças a partir de 29 de janeiro de 2018. Até continuará exercendo normalmente todas as funções e atribuições de seu cargo.

Ibovespa chega aos 80 mil?

O mercado está na expectativa com relação ao índice Bovespa. Ontem o Ibovespa fechou em alta de 0,51% aos 79 mil 752 pontos. Esse patamar é um novo recorde histórico de fechamento e ocorreu depois da prévia do PIB vir melhor do que o esperado.

O recorde anterior, de 79.378 pontos, foi registrado em 08 de janeiro de 2018.

Na máxima do dia, o Ibovespa chegou aos 79 mil 842 pontos.

Ontem foi feriado nos EUA, o que reduziu a liquidez no Brasil. Com a volta dos americanos nesta terça, resta a pergunta: tem chances o Ibovespa de chegar ainda esta semana aos 80 mil pontos?

Na política

Maia defende pacto

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou em viagem oficial a Nova York, que pedirá o apoio de governadores para trabalhar uma agenda de reformas no Congresso. Entre os assuntos da pauta proposta por Maia está a reforma da Previdência, prevista para ser discutida na Câmara a partir do dia 19 de fevereiro.

“Confio muito nos 27 governadores do Brasil para que a gente possa pactuar uma agenda de reformas. O que aconteceu nos últimos anos: todo ano o Congresso vai e consegue uma receita de curto prazo para prefeitos e governadores. Eles recebem a receita, fecham seus caixas e vão embora e fica o Congresso sozinho sobrecarregado na necessidade de fazer as reformas”, disse. “Defendo que a gente pare tudo e faça um debate de uma agenda junto com os governos da oposição. Tem que parar com essa questão de governo e oposição nesses temas. Tem que pactuar algo que possa beneficiar a sociedade brasileira”, argumentou.

Justiça Federal nega recursos e mantém suspensão da posse de Cristiane Brasil

O juiz do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) Vladimir Vitovsky decidiu que a 4ª Vara Federal de Niterói, na região metropolitana do Rio, tem competência para avaliar a ação popular que pede a suspensão da posse da deputada federal Cristiane Brasil (PTB-RJ) no cargo de ministra do Trabalho. Com a decisão, o magistrado negou um recurso da Advocacia-Geral da União (AGU), sustentando que a questão caberia à 1ª Vara Federal de Teresópolis, na região serrana fluminense.

O juiz Leonardo da Costa Couceiro negou um pedido de reconsideração da Advocacia-Geral da União (AGU) para que ele revisse a decisão em que suspendeu a posse de Cristiane Brasil.

A AGU informou que irá analisar as decisões e estuda quais medidas poderão ser adotadas.

Trata-se do terceiro recurso da AGU negado pela Justiça Federal. Outros dois recursos, protocolados no Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), foram negados pela segunda instância.

Com informações do Finance News e Agência Brasil