Ibovespa fecha em alta de 1,7% embalada por Petrobras, Vale e bancos

17 de janeiro de 2018 Por Redação

Atualizado às 18h15min

O Ibovespa quebrou mais um recorde intraday e de fechamento nesta quarta-feira. Pela 1° vez fechou em 81 mil 189 pontos, na máxima do dia.

O índice foi impactado positivamente com a forte valorização dos papéis da Petrobras (PETR3, PETR4). O mercado gostou da medida do governo para criar uma comissão que terá a meta de renegociar os termos do acordo de cessão onerosa para exploração de petróleo na camada pré-sal na bacia de Santos.

Vale (VALE3) também fechou no positivo (+2,01%) mesmo com os contratos futuros do minério fechando em queda.

A Sabesp (SBSP3) liderou os ganhos no Ibovespa com alta de mais de 5% após anunciar a etapa final da segunda revisão tarifária.

Os papéis dos grandes bancos, setor com participação de quase 25% no Ibovespa, também subiram e ajudaram o índice.

Maiores altas do Ibovespa

17 altas

Maiores quedas do Ibovespa

17quedas

Corporativo

Revisão da cessão onerosa beneficia Petrobras

O governo federal publicou uma portaria para criar uma comissão que terá a meta de renegociar os termos do acordo de cessão onerosa para exploração de petróleo na camada pré-sal na bacia de Santos.

De acordo com a portaria, o grupo terá prazo de até 60 dias para resolução do problema.

Ao fim do trabalho será proposto um aditivo contratual que será submetido a avaliação do Conselho Nacional de Política Energética.

Segundo analistas, essa decisão do governo beneficia os papéis da Petrobras (PETR3, PETR4). Nesta quarta as ações da petroleira tinham forte alta.

JPMorgan eleva CSN

O JPMorgan elevou os ADRs da CSN para “neutra”. Os American Depositary Receipts (ADRs) são recibos de ações de empresas de fora dos Estados Unidos.

Tribunal rejeita pedido de suspensão de liminar que proíbe privatização da Eletrobras

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região, a segunda instância da Justiça Federal, no Recife, não atendeu o pedido apresentado pelo governo federal para suspender a liminar que afeta parte de uma Medida Provisória para privatizar a Eletrobras.

A proibição da privatização da companhia foi determinada pela 6ª Vara Federal da Seção Judiciária de Pernambuco.

Dasa convoca assembleia para aprovar incorporação

A Diagnósticos da América – a Dasa – (DASA3) convocou assembleia geral extraordinária para submeter aos acionistas da companhia a proposta de incorporação, pela Companhia, das sociedades Biomed Diagnósticos Laboratoriais Ltda., Laboratório Médico Vital Brasil Ltda. e Laboratório Oswaldo Cruz Ltda.

A Assembleia será em 1° de fevereiro.

Ternium e Nippon perto de acordo na Usiminas, diz Lauro Jardim

O jornalista de O Globo, Lauro Jardim, afirmou que a Ternium e a Nippon Steel terão nos próximos dias uma reunião em Londres. O objetivo do encontro é tentar chegar a um acordo na interminável briga pelo controle da Usiminas (USIM5).