Atualizado às 9h27min
O Ibovespa futuro (INDG18 – com vencimento para 14 de fevereiro) abriu em queda nesta terça, 30, mas desde a abertura, às 9h, vem reduzindo as perdas. No horário acima caía 0,32% aos 84 mil 520 pontos.
Embora considerado um indicador de como poderá se comportar o mercado, esse índice nem sempre antecipa as informações que vão condicionar o pregão a partir das 10h.
Com relação as commodities mais importantes para o Ibovespa, o preço do barril de petróleo tem queda e os contratos futuros do minério de ferro na bolsa de Dalian, na China, tiveram alta de +0,29% (517,5 iuanes).
O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) variou 0,76%, em janeiro. Em dezembro, o índice subiu 0,89%.
Em 12 meses o IGP-M registrou taxa de -0,41%.
O IGP-M é calculado com base nos preços coletados entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês de referência.
O Instituto Ipsos deve divulgar uma pesquisa com intenção de voto para a presidência nesta terça-feira, 30. O levantamento deve trazer os efeitos da condenação do ex-presidente Lula em segunda instância.
A pesquisa também testou o nome do ex-governador baiano Jaques Wagner, que é cotado para ser o candidato do PT ao Palácio do Planalto caso o ex-presidente Lula não consiga concorrer. O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad também está na sondagem.
Foram ouvidas 1200 pessoas.
Já o Instituto Datafolha deve divulgar na próxima quarta-feira, 31, uma nova rodada de pesquisas eleitorais para a presidência. O nome do ex-presidente Lula foi mantido em cinco dos nove cenários da pesquisa estimulada.
O banco Santander (SANB11) divulga o resultado do 4T17 nesta terça-feira, 30, depois do pregão.
Veja outras companhias que divulgam o balanço esta semana:
– Bradesco – divulga resultado na quinta, 1° de fevereiro
– Cielo – divulga resultado na quinta, 1°, após o pregão
– Klabin – divulga o resultado na quinta, 1°, antes do pregão.
Segundo o jornal Estado de S. Paulo, uma ala do PSB, contrária à aliança com o governador tucano Geraldo Alckmin, prepara um manifesto em apoio à candidatura do ex-ministro do STF Joaquim Barbosa à presidência.
Além de contar com a devolução de R$ 130 bilhões de títulos públicos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a equipe econômica pretende revisar as verbas de outros anos autorizadas para 2018, que passam a ser restritas em anos eleitorais, para cumprir a regra de ouro, disse a secretária do Tesouro Nacional, Ana Paula Vescovi. Ela também anunciou que o governo pretende extinguir fundos para liberar os recursos para amortizar (pagar a parcela principal) a dívida pública.
Determinada pelo Artigo 167 da Constituição, a regra de ouro estabelece que o governo só pode se endividar para financiar despesas de capital ou refinanciar a própria dívida. A União, dessa forma, está proibida de emitir títulos para cobrir despesas correntes, como o custeio (manutenção da máquina pública).
Publicado às 21h41 Eventos no radar do mercado nesta semana B3 não funciona…
Publicado às 17h34 Confira as companhias que pagam provento (dividendo ou JCP) e…
Publicado às 10h16 Notícias corporativas CFO da Gafisa (GFSA3) renuncia ao cargo Felipe…
Publicado às 23h20 Assista ao estudo do Ibovespa, Vale3, Petr4, B3sa3, Klbn11, Brav3…
Publicado às 19h09 Felipe Dantas Rocha Coelho renunciou aos cargos de diretor executivo financeiro…