Agenda: julgamento de Lula é destaque
O PIB dos Estados Unidos (na sexta) e o feriado em São Paulo na quinta, 25, até chamam a atenção na agenda desta semana, mas o grande destaque é o julgamento do ex-presidente Lula. A decisão tem impacto direto na eleição presidencial, já que o ex-presidente é candidato.
Se condenado, Lula fica inelegível.
A 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), sediado em Porto Alegre, vai julgar o petista dia 24 de janeiro. Os desembargadores vão julgar a apelação da defesa de Lula contra a sentença do juiz federal Sérgio Moro no caso do triplex do Condomínio Solaris, no Guarujá (SP).
Em julho do ano passado, Lula foi condenado a nove anos e seis meses de prisão, por lavagem de dinheiro e corrupção passiva.
Na sentença, Moro entendeu que as reformas executadas no apartamento pela empresa OAS provam que o imóvel era destinado ao ex-presidente. Além disso, o juiz entendeu que os recursos usados pela empreiteira foram desviados da Petrobras.
Na apelação, a defesa de Lula sustenta que a análise de Moro foi “parcial e facciosa” e “descoberta de qualquer elemento probatório idôneo”.
O julgamento será transmitido pelo YouTube (https://www.youtube.com/user/TRF4oficial/)
Segunda, 22
– 8h25 – Brasil – relatório Focus
Terça, 23
– 1h – Japão – decisão da taxa de juros
– 9h – Brasil – IPCA 15 (janeiro)
Quarta, 24
– 8h30min – julgamento do ex-presidente Lula
– 15h – EUA – PMI da indústria e serviços
Quinta, 25
– Brasil – feriado em São Paulo. Não haverá pregão porque a B3 não funciona.
– 10h45min – Zona do Euro – decisão dos juros
Sexta, 26
– 10h30min – Brasil – resultado das transações correntes (dezembro) e do investimento estrangeiro direto (dez).
– 11h30min – PIB dos EUA (quarto trimestre)