Ibovespa futuro abre em queda nesta terça
Atualizado às 9h23min
O Ibovespa futuro (INDG18 – com vencimento para 14 de fevereiro) abriu em queda. No horário acima caía -0,36% aos 75 mil 710 pontos.
Embora considerado um indicador de como poderá se comportar o mercado, esse índice nem sempre antecipa as informações que vão condicionar o pregão a partir das 10h.
Com relação às commodities, o preço do barril de petróleo (WTI e Brent) tinha leve queda. Os contratos futuros do minério de ferro na Bolsa de Dalian, na China, recuaram -3,1% (521,5 iuanes).
Expectativa sobre rating
Os investidores estão atentos nesta semana à possível decisão sobre o rating do Brasil. A agência de classificação de risco Standard & Poor’s comunicou ao Ministério da Fazenda que deve anunciar sua decisão nos próximos dias porque não faz avaliações dos países em ano eleitoral.
Em fevereiro deste ano a agência manteve a nota de crédito soberano do Brasil em “BB” (dois patamares abaixo do grau de investimento, o selo de bom pagador) com perspectiva negativa.
Em agosto a S&P retirou a nota de risco soberano do Brasil do status de observação negativa (CreditWatch negativo), mantendo a nota de crédito do Brasil em moeda estrangeira e local em “BB”. A S&P avaliou, na época, que a economia dava sinais de estabilização, “apesar da política fluida”.
Semana mais curta na B3
A semana na B3 terá apenas três dias. Na próxima sexta-feira a Bolsa de Valores não terá operações.
Sua opinião é importante
Se você viu algum erro na reportagem ou se quiser fazer um comentário (sugestão, crítica) para que possamos aprimorar nosso serviço, escreva para [email protected]