Ibovespa futuro abre em queda nesta quinta-feira

14 de dezembro de 2017 Por Redação

Atualizado às 9h51min

O Ibovespa futuro (INDG18 – com vencimento para 14 de fevereiro) abriu em queda. No horário acima caía 0,59% aos 73 mil 105 pontos. Embora considerado um indicador de como poderá se comportar o mercado, esse índice nem sempre antecipa as informações que vão condicionar o pregão a partir das 10h.

Reforma da Previdência e trapalhada na articulação do governo no radar

Segundo o jornal o Globo, o Planalto se irritou com precipitação do senador do PMDB e líder do governo, Romero Jucá, sobre o adiamento da reforma da Previdência. O jornal informou que os aliados foram pegos de surpresa pelas declarações do senador.

O líder do governo no Senado, Romero Jucá, disse que a votação da proposta de reforma da Previdência ficará para fevereiro.

Os líderes da base governista na Câmara dos Deputados anteciparam-se e disseram que a votação neste ano ainda não está completamente descartada, e o próprio Palácio do Planalto se manifestou.

Em nota à imprensa, o presidente Michel Temer disse que vai discutir a partir desta quinta-feira, 14, a data de votação da proposta.

Commodities

O preço do barril de Petróleo WTI (EUA) operava em leve queda. Já o Brent tinha leve alta.

Os contratos futuros do minério de ferro na Bolsa de Dalian, na China, caíaram 0,6% (498  iuanes).

Na China

A China cresceu no ritmo de 6,9% durante os nove primeiros meses deste ano. A recuperação do setor industrial foi um dos motores dessa expansão.

Outro destaque no gigante asiático é que a produção industrial avançou 6,1% em novembro sobre o ano anterior. A estimativa era 6%.

Agência Nacional de Estatísticas informou que o investimento em ativo fixo caiu para 7,2% entre janeiro e novembro.

Mesmo assim os mercados acionários recuaram após o banco central da China elevar as taxas de juros do mercado monetário.

IPO da BR Distribuidora

A Petrobras (PETR4, PETR3) conseguiu cerca de R$ 5 bilhões com a abertura do capital da BR Distribuidora. O IPO dos papéis ficou em R$ 15 reais. As ações começam a ser negociadas na Bolsa nesta sexta, 15.

Leia também:

Produção da Dommo, dividendos da Eletropaulo, blocktrade do Pine e outros destaques

Eletrobras sobre suposto calote da Eletronuclear: não é ‘verdadeiro’

Juro sobre o capital da Cielo

Itaú vai participar de leilão para compra de suas ações ordinárias