BC aumenta previsão de crescimento e vê inflação abaixo da meta
Publicado às 8h21min
O Banco Central aumentou a previsão de crescimento da economia para este ano de 0,7% para 1%. A informação consta no relatório trimestral de inflação, divulgado pela autoridade monetária nesta quinta-feira. Para 2018, a projeção do Produto Interno Bruto passou de 2,2% para 2,6%.
A alta do IPCA (índice oficial de inflação) para este ano foi calculado em 2,8% e ficou em 4,2% para 2018.
“Persistem riscos de que uma frustração das expectativas sobre a continuidade das reformas e ajustes necessários na economia brasileira afete prêmios de risco e eleve a trajetória da inflação no horizonte relevante para a política monetária. Esse risco se intensifica no caso de reversão do corrente cenário externo favorável para economias emergentes”, destacou.
O BC avalia que para a próxima reunião do Copom, caso o cenário básico evolua conforme esperado, e em razão do estágio do ciclo de flexibilização, o Comitê vê, neste momento, como adequada uma nova redução moderada na magnitude de flexibilização monetária.
“Para frente, o Comitê entende que o atual estágio do ciclo recomenda cautela na condução da política monetária. O Copom ressalta que o processo de flexibilização monetária continuará dependendo da evolução da atividade econômica, do balanço de riscos, de possíveis reavaliações da estimativa da extensão do ciclo e das projeções e expectativas de inflação”.