Petrobras e parceiros iniciam produção de Libra

27 de novembro de 2017 Por Redação

Petrobras

 

Publicado às 8h55min

A Petrobras (PETR3, PETR$) e seus parceiros informaram nesta segunda-feira, 27, que iniciaram, no domingo (26/11), a produção do bloco de Libra, no pré-sal da Bacia de Santos, com a entrada em operação do FPSO Pioneiro de Libra (unidade flutuante que produz, armazena e transfere petróleo), dedicado a testes de longa duração e sistemas de produção antecipada.

Essa é a primeira unidade da Petrobras equipada para injetar todo o gás produzido durante os testes.

O Pioneiro de Libra tem capacidade de processar, diariamente, até 50 mil barris de petróleo e 4 milhões de metros cúbicos de gás associado.

“Com duração prevista de um ano, o teste de longa duração tem o objetivo de avaliar o comportamento do reservatório de petróleo e ampliar o conhecimento das características da jazida. Depois da conclusão desse primeiro Teste, o FPSO Pioneiro de Libra será deslocado para operar os Sistemas de Produção Antecipada em outros poços de Libra”, destacou a petroleira brasileira em comunicado ao mercado.

“O objetivo será aumentar o conhecimento da jazida, como também apoiar o desenvolvimento e otimização de todas as futuras unidades a serem instaladas na área”, salientou.

Até o momento, foram perfurados 12 poços no bloco de Libra.

A Petrobras afirmou que “por sua magnitude, potencial de produção, boa qualidade do óleo e alto valor comercial, Libra abre uma nova oportunidade de negócios na indústria offshore”.

O consórcio de Libra é liderado pela Petrobras – com participação de 40% – em parceria com a Shell (20%); Total (20%); CNPC (10%) e CNOOC Limited (10%). O consórcio ainda conta com a participação da companhia estatal Pré-Sal Petróleo SA (PPSA) como gestora do contrato.

Fonte: Petrobras