MANCHETE PRINCIPAL

Petrobras declara comercialidade da área noroeste de Libra

 

Publicado às 19h34min 

A Petrobras (PETR3, PETR4), como operadora, em nome do consórcio de Libra, informou nesta quinta-feira, 30, que apresentou à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a Declaração de Comercialidade da acumulação de petróleo, localizada na porção noroeste do bloco de Libra, no pré-sal da Bacia de Santos.

Também foi submetido à ANP o Relatório Final do Plano de Avaliação da Descoberta (PAD) do poço 2-ANP-2A-RJS, poço descobridor do reservatório de Libra em 2010.

Na declaração encaminhada ao órgão regulador, a denominação sugerida para o novo campo é Mero e o volume recuperável total estimado é de 3,3 bilhões de barris de óleo.

O campo de Mero está localizado a cerca de 180 km da costa do Rio de Janeiro, em águas ultra profundas e apresenta reservatórios de carbonato de alta qualidade com alta produtividade. Durante a fase exploratória e de avaliação, oito poços de extensão foram perfurados na área do PAD, identificando reservatórios com óleo de boa qualidade e alto valor comercial –  29º API.

O primeiro óleo do campo foi produzido através do FPSO Pioneiro de Libra, por meio de um Teste de Longa Duração, com o objetivo de avaliar o comportamento do reservatório de petróleo e ampliar o conhecimento das características da jazida, visando otimizar o desenvolvimento futuro do campo.

O consórcio planeja dar continuidade ao desenvolvimento da produção por meio de quatro novos sistemas de produção a serem instalados no campo de Mero e dará continuidade à fase exploratória do restante da área de Libra, cujo prazo foi estendido por mais 27 meses.

O consórcio de Libra é liderado pela Petrobras – com participação de 40% – em parceria com a Shell (20%); Total (20%); CNPC (10%) e CNOOC Limited (10%), tendo a Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA) como gestora do Contrato de Partilha da Produção.

Fonte: Petrobras

Leia também:

Itaú vai pagar juros sobre o capital próprio no valor de R$ 0,12 por ação

Concluída transferência para Taesa da participação da Cemig em concessionárias

 

 

 

 

 

Published by
Redação

Recent Posts

Assista à análise de fechamento do mercado 20/05

    Publicado às 18h47   O analista Dalton Vieira faz a análise do Ibovespa,…

20 de maio de 2024

Rumo (RAIL3) paga em 31/05 dividendo aprovado em abril

  Publicado 18h29   A Rumo (RAIL3) paga no próximo dia 31 de maio os…

20 de maio de 2024

Ibovespa fecha em -0,31%; dólar a R$ 5,10

  Publicado às 17h47   Ibovespa  O Ibovespa fechou nesta segunda-feira, 20, em baixa de…

20 de maio de 2024

Marcopolo (POMO4) anuncia o pagamento de juros sobre o capital

  Publicado às 17h25   O conselho de administração da Marcopolo (POMO4) aprovou o pagamento…

20 de maio de 2024

Caixa Seguridade (CXSE3) divulga desempenho de março

  Publicado às 14h   A Caixa Seguridade (CXSE3) divulgou nesta segunda-feira, 20, o desempenho…

20 de maio de 2024