Minério e petróleo em alta e outros destaques
Bolsas, petróleo (8h08min)
Japão (Nikkei 225): +0,70%
China (Shanghai Comp.): +0,53%
Londres (FTSE 100): +0,07%
Alemanha (DAX): +0,24%
Petróleo WTI (EUA): +0,74% (US$ 56,84)
Petróleo Brent: +0,92% (US$ 62,79)
Futuros do minério de ferro na Bolsa de Dalian, China, +0,7% (470 iuanes)
Os investidores devem ficar de olho nesta terça-feira, 21, nas negociações entre o Planalto e a base para tentar votar a reforma da Previdência ainda este ano. No feriadão, o presidente Michel Temer se reuniu com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia. Os dois conversaram sobre a reforma da Previdência e a pauta de votações da Câmara para os próximos dias.
A reforma ministerial também vai estar no radar do mercado.
Nesta segunda, 20, o Planalto confirmou Alexandre Baldy como novo ministro das Cidades.
O jornal Estado de S. Paulo destacou que Temer fortalece Maia em trocas no primeiro escalão do governo e que, além de emplacar um aliado no ministério das Cidades, o presidente da Câmara deve dar aval para mudança no BNDES.
Já o jornal O Globo afirmou que para aprovar as mudanças na Previdência, o Planalto autorizou Maia a negociar cargos. O presidente da Câmara vai dividir algumas secretarias com os partidos que compõem o chamado centrão, informou o jornal.
Fora da política, foi destaque na noite de segunda a informação de que o Serviço veterinário e fitossanitário da Rússia vai impor restrições temporárias à carne bovina e suína do Brasil a partir de 1º de dezembro.
Ontem, com a Bolsa de Valores de São Paulo fechada por causa do feriado, os investidores voltaram suas atenções para os ADRs (American Depositary Receipts) das empresas brasileiras no mercado americano. O índice Dow Jones Brazil Titans 20, que reúne as ADRs das empresas brasileiras com mais liquidez, teve alta de 0,7% em Nova York.
Os ADRs da Vale e da Petrobras tiveram leve alta. Já os da Cemig subiram 3,4% após a empresa anunciar que suas subsidiárias fizeram acordo para refinanciar dívidas.
Outros destaques do feriadão:
Vale nega adiamento de venda na mina
Vale anuncia a extensão do período de negociação com o MP
Notícia da Eletrobras, Ferbasa, BR Malls e Tupy
BC: prévia do PIB avança 0,58% no 3º tri