Ibovespa futuro opera estável nesta sexta

24 de novembro de 2017 Por Redação

Atualizado às 9h52min

O Ibovespa futuro (INDZ17 – com vencimento para 13 de dezembro) operava em leve queda nesta sexta-feira, 24.  No horário acima caía -0,09% aos 74 mil 625 pontos. Embora considerado um indicador de como poderá se comportar o mercado, esse índice nem sempre antecipa as informações que vão condicionar o pregão a partir das 10h.

Com relação às commodities, os contratos futuros do minério de ferro na Bolsa de Dalian, na China, subiram 1,4% (513,5  iuanes). Já o preço do barril de petróleo (WTI e Brent) tem alta nesta sexta, 23.

As negociações para que a reforma da Previdência seja votada ainda este ano estão no radar do mercado.

Ontem a agência Bloomberg informou que o Planalto teria fechado um pré-acordo com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, para colocar o projeto na pauta em 5 de dezembro. A votação do texto em plenário seria dia 6 ou 7.

O jornal Estado de S. Paulo destaca que o governo federal vai gastar R$ 14,5 bilhões em troca de votos pela reforma previdenciária.

Chamou a atenção a notícia divulgada pelo blog da jornalista Andréia Sadi, do G1, de que o presidente Michel Temer vai ao hospital Sírio Libanês, em São Paulo, nesta sexta-feira para fazer uma avaliação do procedimento urológico que realizou no último dia 27 e uma consulta sobre a eventual necessidade de um cateterismo.

Segundo o blog, a informação foi confirmada ao blog pela Secretaria da Comunicação Social da Presidência. Uma possível internação de Temer em meio às negociações da reforma previdenciária pode tornar ainda mais complicada a tarefa de conseguir votos para aprovação das novas regras na Câmara.

Ainda na política, destaque para a notícia do jornal Folha de S. Paulo de que o governador Geraldo Alckmin deverá assumir o PSDB para negociar alianças e evitar isolamento.

Segundo a coluna Painel, a crescente indisposição do centrão e do PMDB com tucanos pressiona o governador a presidir partido e tentar salvar sua própria candidatura em 2018.

O mercado acionário americano volta a operar nesta sexta depois do feriado de quinta. Mas as Bolsas encerram os pregões mais cedo: às 13h.

Às 12h45min vai ser divulgado o PMI industrial e PMI de serviços dos Estados Unidos.

Leia também

BB anuncia Juros sobre o Capital Próprio

Fitch revisa perspectiva de nota da Eletrobras para negativa

B3 anuncia carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial

Anatel começa a bloquear celulares piratas em maio de 2018