Ibovespa fecha em queda e abaixo dos 73 mil pontos

29 de novembro de 2017 Por Redação

Atualizado às 18h16min

O Ibovespa perdeu o patamar de 73 mil pontos nesta quarta-feira, 29. O índice caiu 1,94% aos 72 mil 700 pontos.

A queda do índice se acelerou depois de divulgado que o PIB dos EUA no 3T17 teve desempenho melhor que o esperado e com incertezas sobre a reforma da Previdência após o ministro Eliseu Padilha afirmar que o PSDB não integra mais a base.

O dólar comercial subiu 0,9% cotado a R$ 3,24.

As ações dos grandes bancos (Banco do Brasil, Itaú e Bradesco) tiveram baixa acentuada e pressionaram o índice. Banco do Brasil (BBAS3) caiu mais de 4%.

Os papéis da Vale (VALE3) fecharam com desvalorização de 1,52% mesmo com os contratos futuros do minério de ferro na Bolsa de Dalian, na China, fechando em alta de 2% (para 512,5  iuanes).

O preço do barril de petróleo (WTI e Brent) teve queda. Os papéis da Petrobras desabaram. Os preferenciais caíram 3,2%.

O setor petroleiro aguarda com expectativa o encontro da Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) que começa nesta quinta-feira, 30. Na reunião vai ser decidido se continuam ou não as medidas para controlar a oferta do produto. O atual acordo, que permitiu o avanço dos preços a partir de 2016, vence em março do ano que vem.

Maiores altas do Ibovespa

29 altas

Maiores quedas do Ibovespa

29 quedas

 

PIB dos EUA em alta

O crescimento da economia dos EUA foi revisto para alta. A segunda estimativa do PIB do 3T17 mostrou crescimento de 3,3% em comparação com os 3% projetados inicialmente. Os analistas do mercado esperavam 3,2%.

IGP-M em alta

O IGP-M, índice usado para reajustar a maioria dos contratos imobiliários, passou de 0,2% a 0,52% de outubro para novembro.