Atualizada às 18h23min
O Ibovespa caiu 2,27% nesta terça-feira, 14, e abaixo do patamar de 71 mil pontos. O índice fechou na mínima aos 70 mil 826 pontos.
Os papéis da Petrobras caíram forte e pressionaram negativamente o Ibovespa. Os preferenciais (PETR4) derreteram 7% e os ordinários (PETR3) -8% após a empresa divulgar um lucro no 3T17 bem abaixo do esperado. Outro motivo para a queda acentuada é a baixa dos preços do barril de petróleo (WTI e Brent) após a Agência Internacional de Energia reduzir a previsão da demanda global da commoditie.
Outra estatal, a Eletrobras (ELET3, ELET6), também teve desvalorização de seus papéis. As ações preferenciais e ordinárias caíram 4%.
As siderúrgicas estiveram entre as maiores quedas do Ibovespa nesta terça. Destaque para Usiminas (USIM5) que perdeu 7%.
A Vale (VALE3) se desvalorizou 2,9%.
A JBS (JBSS3) passou o pregão no positivo depois de divulgar lucro trimestral de R$ 323 milhões mas acabou cedendo nas últimas horas e fechou em queda de 2,6%.
O mercado repercute nesta terça-feira, 14, o começo do desembarque dos PSDB do governo de Michel Temer.
Na segunda-feira, 13, o ministro das Cidades, o tucano Bruno Araújo, entregou o cargo ao presidente Temer. Essa notícia fez o Ibovespa saltar mais de 500 pontos na reta final do pregão.
Os integrantes dos partidos do chamado centrão exigem que Michel Temer faça uma reforma ministerial e retire os cargos que o PSDB tem no primeiro escalão. Em troca, o centrão estaria mais disposto a ceder votos em uma possível votação da reforma da Previdência.
As negociações para tentar aprovar essa reforma ainda este ano também estão no radar do mercado.
O blog do jornalista Ricardo Noblat no site do O Globo informa que Temer mudará todos os ministros que vão disputar eleições. Segundo Noblat, a reforma ministerial deverá estar concluída até meados de dezembro e poderá incluir o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, se ele decidir ser candidato à presidência em 2018.
O ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho, espera enviar até esta terça, 14, à Casa Civil, o projeto de lei com a modelagem de privatização da Eletrobras. A afirmação foi feita pelo ministro em evento na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).
Também nos próximos dias, o ministro de Minas e Energia espera enviar para a Casa Civil o projeto de lei de reforma do setor elétrico.
A Agência Nacional de Estatísticas informou que a produção industrial chinesa subiu 6,2% em outubro sobre o ano anterior. O projetado por analistas era 6,3%. O crescimento do investimento em ativo fixo desacelerou de 7,5% para 7,3%. As vendas no varejo avançaram 10% em outubro. Era esperada uma alta 10,45%.
Cemig, Brasil Brokers, CCX, Celesc, Contax, Copel e Direcional divulgam resultado depois do pregão.
Publicado às 11h18 Ibovespa O Ibovespa operava entre ganhos e perdas. Às 11h17…
Publicado às 9h25 Atualizado às 9h33 Ibovespa futuro Às 9h33 desta segunda-feira,…
A WEG (WEGE3) informou nesta segunda-feira, 25, que, a partir de 1°…
Publicado às 7h44 Bolsas, petróleo e bitcoin (7h42) Alemanha (DAX): +0,59% Londres (FTSE…
Publicado às 21h30 Eventos no radar do mercado nesta semana: Prévia da inflação…
Publicado às 17h53 Segunda, 25 Comgás (CGAS5; CGAS3) A Comgás paga nesta segunda-feira,…