China Mobile tem interesse na Oi
Publicado às 20h44min
O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros, disse nesta quarta, 29, que empresas de telecomunicações chinesas demonstraram interesse em investir na Oi, maior operadora de telefonia fixa do país e que passa por um tumultuado processo de recuperação judicial. Quadros disse que, em especial a China Mobile, manifestou interesse na Oi.
“Achamos que esse é um sinal de que a empresa tem valor, quando tem grandes interessados em entrar”, disse Quadros. A China Mobile é a maior empresa de telefonia do mundo em número de assinantes, com uma base de mais de 900 milhões de linhas.
A empresa abriu, em setembro, a sua primeira filial no Brasil, na cidade de São Paulo. O possível interesse da tele vem a público pouco tempo depois de que outra gigante chinesa das comunicações, a China Telecom, ter acenado com a possibilidade de compra da Oi por R$ 20 bilhões.
Quem também teria acenado com a possibilidade de aporte financeiro na Oi é o Banco de Desenvolvimento da China (BDC), um dos 55 mil credores da empresa. Em processo de recuperação judicial, a Oi acumula dívidas de cerca de R$ 65 bilhões.
Ontem, a Anatel determinou a suspensão da celebração de qualquer acordo da Oi com credores referente ao Plano de Recuperação Judicial da empresa.
A decisão foi tomada após a empresa protocolar na agência reguladora o contrato de suporte ao plano recuperação judicial. Para a agência, que já havia manifestado restrição a pontos do plano, a proposta apresentada pelos controladores da Oi mantém “potencial ruinoso aos interesses da companhia e da coletividade”.
Tanure afastado, diz colunista
Segundo informou o jornalista Lauro Jardim, colunista de O Globo, o conselho de administração da Oi, liderado por Nelson Tanure, foi praticamente afastado do processo de recuperação judicial da empresa. A decisão foi tomada pelo juiz Fernando Viana, da 7° Vara Empresarial do TJ do Rio.
A justiça também decidiu adiar a Assembleia de Credores para o dia 19 de dezembro. A Assembleia iria ocorrer nesta quinta, 30.
Em fato relevante enviado ao mercado na noite desta quarta-feira, a Oi publica a decisão do juiz, que nomeia o atual presidente da Grupo Oi, Eurico Teles, como responsável pessoal para conduzir e concluir as negociações com os credores até o dia 12/12/2017, data em que deverá apresentar pessoalmente ao juiz o plano de recuperação que será objeto de votação na Assembleia Geral de Credores, independentemente de aprovação pelo Conselho de Administração.
Leia aqui a íntegra do Fato Relevante.
Informações do Finance News e Agência Brasil
Leia também:
Sinal verde para venda de ações do Banrisul
Aprovados os planos de recuperação judicial da Viver
Copel reverte prejuízo no 3T17