Os destaques desta segunda-feira
Bolsas, petróleo (8h10min)
Japão (Nikkei 225): +0,18%
China (Shanghai Comp.): feriado
Londres (FTSE 100): +0,54%
Alemanha (DAX): +0,27%
Petróleo WTI (EUA): -1,8%
Petróleo Brent: -1,69%
Em âmbito internacional, as atenções se voltam para o referendo de independência na região que é o motor da economia espanhola: a Catalunha.
Um referendo neste domingo aprovou a separação. O mercado acompanha com cautela as repercussões desse evento para o bloco europeu. Como consequência, o euro tem queda forte nesta segunda, 2.
Com relação às Bolsas, vale lembrar que a semana inteira será feriado na China. Mesmo assim foram divulgados dados do PMI de manufatura e de serviço do gigante asiático. O PMI de manufatura veio melhor do que o esperado e ficou em 52,4 em setembro.
Em âmbito doméstico o mercado acompanha nesta semana, o trâmite na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara deverá da análise da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Michel Temer e os ministros Eliseu Padilha e Moreira Franco, da Secretaria de Governo. Os três foram denunciados por organização criminosa.
Na semana passada, foi escolhido o relator que deverá elaborar o parecer sobre a denúncia, deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG).
No radar também a semana de atividades do Congresso Nacional que será decisiva para a conclusão das discussões sobre a reforma política. Após diversas tentativas de votação, o debate segue arrastado na Câmara dos Deputados e no Senado e corre o risco de ter poucas ou mesmo nenhuma medida aprovada para as próximas eleições. Para ter validade em 2018, as mudanças na legislação precisam ser sancionadas até sexta-feira (6).
Estudo gráfico
Acompanhe o estudo gráfico do Ibovespa e dos papéis: Petr4, Vale3, Lren3, Lame4, Csna3, Usim5, Goau4, Ggbr4, Itub4, Bbdc4, Bbas3, Brap4 e Mglu3. Acesse aqui o vídeo.
Leia também:
Notícia da Braskem, Santander, Smiles e de outras empresas
Suzano: aprovada a migração para o Novo Mercado